Saúde comemora Semana de Luta Antimanicomial

Legenda

A Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove durante esta semana várias ações em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio. Na manhã desta segunda-feira, 15, a abertura das atividades foi com uma panfletagem no Terminal de Integração do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) com a banda BatuCaps, formada por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano. Às 15h, a panfletagem acontece no 17:46Terminal de Integração do Centro.

Segundo Dalmare Sá, coordenador da Reaps, o tema deste ano é Saúde Mental e Diversidade. “Porque queremos chamar a atenção sobre a questão de gênero, da igualdade racial, pois os preconceitos influenciam na saúde mental das pessoas. Então precisamos dialogar com a população. Aproveitamos para lidar com uma questão tão sensível com arte. Aracaju já tem 15 anos que participa do movimento de luta contra o isolamento das pessoas que vivem com transtornos mentais”, explicou o coordenador.

Para Renata Azevedo, técnica do Programa de Redução de Danos (PRD) que integra a Reaps, o cuidado não pode ser fechado. “Nós queremos que estas pessoas saiam das quatro paredes, que elas utilizem os espaços, aproveitem os dons artísticos e se mostrem para diminuir o preconceito”, disse, entregando panfletos aos usuários de transportes coletivos.

“É uma ação muito interessante. Chama a atenção de todos, principalmente com música porque desperta muitas emoções”, opinou Tatiane Cerqueira, estudante de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que recebeu o panfleto. De acordo com o vendedor ambulante do Terminal, Jony Pereira, é uma excelente iniciativa. “Quase toda família tem alguém que sofre com transtorno mental e nem sempre nos lembramos dos Caps. Por isso é interessante sempre ter algumas ações para lembrar à sociedade deste bom serviço da Prefeitura”, pontuou o vendedor.

Ações

Nesta segunda, 15, tem ação de panfletagem nos terminais de integração. Na terça-feira, 16, haverá um papo sobre diversidade com a participação social, às 8h30, na Escola Presidente Vargas no Siqueira Campos. No dia 17, às 13h, acontecerão oficinas, bazar e apresentações culturais na Praça General Valadão. No dia 18, Dia da Luta Antimanicomial, será apresentado, através do CineSUS Gestão, o filme: Nise – O coração da loucura, às 14 h no Centro Cultural de Aracaju na Praça General Valadão e na sexta-feira, dia 19, às 14h30, haverá uma marcha com concentração na Praça Fausto Cardoso e segue até o Mercado Municipal com animação do Grupo Burundanga.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais