Saúde de Aracaju promove Semana de Aleitamento Materno

(Foto: Márcio Garcez)

"Tão importante quanto amamentar seu bebê, é ter alguém que escute você". Esse é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontecerá de 1º a 7 de agosto, e contará com uma vasta programação elaborada pela Secretaria da Saúde de Aracaju, através da coordenadoria do Programa Saúde da Criança, Adolescente e do Jovem. O objetivo é alertar as mães para os benefícios do aleitamento, tanto para ela, quanto para os bebês.

A coordenadora do Programa de Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem, Rita Bittencourt, ressaltou que é importante que as mães amamentem os bebês até os dois anos ou mais e, de forma exclusiva, até o sexto mês de vida. Alerta que o leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil.

Segundo Rita, em nove Unidades de Saúde da Família (USF) serão feitas atividades. No dia 1º de agosto, às 8h, na USF Augusto Franco, será lançada a campanha "Doe frascos, ajude vidas". A meta é recolher frascos para o Banco de Leite de Aracaju, além de orientar sobre o fluxo de doação de leite. Durante todo mês de agosto, será mantido um ponto de coleta de frascos na Unidade, juntamente com panfletos informando a importância da amamentação.

Também no dia 1º, durante todo o dia, serão proferidas  palestras às gestantes sobre a importância do pré-natal, na Unidade Santa Terezinha, no Robalo. E no dia 2, às 8h, na USF Manoel de Souza Pereira, no Sol Nascente, haverá uma roda de conversa com a equipe da unidade. As atividades nesta USF prosseguem até o dia 9 de agosto. 
Também haverá atividades nas USFs Max de Carvalho, Porto Dantas, Madre Tereza de Calcutá, Edézio Vieira de Melo, Ávila Nabuco e Adel Nunes.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem, entre suas ações, aquelas voltadas à saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classes e ONGs.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais