Saúde discute contingência de bactérias resistentes

(Foto: Divulgação/Ascom FHS)

A Coordenação Estadual de Controle de Infecção e Segurança do Paciente realizou nesta quarta-feira, 12, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o quarto Encontro das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de todos os hospitais do estado para debaterem sobre a segurança do paciente. Na ocasião foi apresentada a proposta para realização de um Plano Estadual de Contingência para Bactérias Multirresistentes.

Trata-se de um programa de integração e educação continuada das CCIH's de todos os hospitais do estado e que acontece no Huse, desde o último mês de maio. A programação permanece voltada para o controle de infecção e segurança do paciente e se estenderá até dezembro. De acordo com a chefe do Núcleo de Epidemiologia, Segurança do Paciente e Infecção Hospitalar, Iza Lobo, todas as instituições de saúde do estado foram convidadas para discutir sobre o assunto e trocar experiências.

“No final da primeira quinzena de cada mês nos reunimos para discutir a segurança do paciente. Nesse encontro, em especial, convidamos representantes dos hospitais que ainda não possuem a CCIH, com objetivo de apresentar a proposta para formação de um Plano de Contingência para Resistência Microbiana, em virtude da KPC e das possibilidades de resistência da mesma em outros hospitais. Ao tratarmos de uma série de recomendações técnicas para evitar que a bactéria chegue em outros hospitais, convidamos representantes de todas as instituições de saúde que possuem UTI, que interna paciente. Profissionais de todas as CCIHs dos hospitais da capital e do interior de Sergipe, das redes pública e privada, foram convidados”, enfatizou.

O objetivo dos encontros é que cada CCIH apresente o que esta realizando em sua unidade, além de verificar as deficiências que possam existir para fins de auxílio mútuo. Em cada encontro, dois representantes de hospitais irão tratar de temas relacionados a segurança do paciente e infecção hospitalar. No final de cada encontro os participantes receberão um certificado de quatro horas de participação.

A enfermeira Fernanda Nogueira, da Maternidade Zacarias Júnior, localizada no município de Lagarto, destacou a importância dos encontros. “Esse encontro é muito importante para todos das CCIHs do estado, por ser destinado à troca de experiências entre as instituições e um aprendizado que auxilia na segurança do paciente. As ações implementadas em cada ambiente hospitalar serve de exemplo para a nossa instituição em que atuamos, o que tem facilitado muito o trabalho e servido para que todas as unidades de saúde em Sergipe sigam essa diretriz de trabalho”, ressaltou.

Já a enfermeira da CCIH do Hospital Universitário, Simonise Barreto, enfatizou as metas nacionais de segurança do paciente e a forma de identificação correta do mesmo. “Um encontro como esse é fundamental, principalmente, porque permite a troca de experiências entre os diversos serviços e garantindo a divulgação das informações. Enfatizamos as metas nacionais de segurança do paciente, a começar pela identificação correta do paciente que induz a uma série de eventos adversos ou erros, constituindo um fator preocupante na assistência em saúde”, explicou Simonise.

Fonte: Ascom/FHS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais