Saúde divulga Campanha de Prevenção para o Carnaval

(Foto: Ascom SES)

Fevereiro é mês de festa, animação e muita gente não perde tempo para cair na folia. Mas, às vezes, alguns excessos podem levar as pessoas a ter relação sexual sem proteção, o que as coloca em grande risco de contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a Aids. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde, através da gerência do Programa Estadual de DST/Aids, lançou a Campanha para Prevenção no Carnaval 2015.

Segundo o médico Almir Santana, gerente do Programa Estadual de DST/Aids, o tema deste ano é: “Se tem festa, tem que ter camisinha!”. “A campanha de 2015 tem o objetivo de estimular e apoiar a realização do Bloco da Prevenção na capital e no interior, esclarecendo aos foliões sobre a realização do Teste Rápido para diagnóstico do HIV antes do Carnaval e 30 dias após a última relação sexual sem camisinha. O Carnaval de 2015 terá participação direta da equipe da Secretaria de Estado da Saúde em alguns blocos”, explica o médico.

Ainda de acordo com o gerente, pela primeira vez o Bloco da Prevenção estará no Rasgadinho, em Aracaju, no domingo, 15 de fevereiro, a partir das 14 horas. Cada abadá será trocado por uma lata de leite em pó, o que dará direito a participar do cortejo carnavalesco. As latas de leite serão doadas às Casas de Apoio ‘Bom Samaritano’ e ‘Janaina Dutra’, que assistem pessoas que vivem com HIV/Aids.  As trocas das latas de leite pelos abadás serão realizadas nos dias 11 e 12 de fevereiro, na sede da Secretaria de Saúde, na Praça General Valadão, no Hemose, no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL).

“Faremos também uma Campanha de Prevenção durante a Feijoada do Rasgadinho, neste sábado, 7, com disponibilização de folhetos e preservativos. E não vamos parar! As campanhas de incentivo à realização do Teste Rápido para diagnóstico do HIV, com a participação da Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, acontecerão no dia 09 de fevereiro, no bairro 13 de julho, em parceria com a OAB, das 18h às 21h, e no dia 12 de fevereiro, na praça General Valadão, das 8h às 16h”, destaca Almir Santana, ressaltando que a gerência do Programa Estadual de DST/Aids também disponibilizou camisinhas e folhetos informativos sobre prevenção para compor os kits do bloco Tiquim do Botequim, que sairá no bairro Garcia, no próximo domingo, 08, em Aracaju.

Almir Santana enaltece ainda que, “no Carnaval, os ânimos ficam fortes e são grandes as chances das pessoas se envolver com outras. Por isso, sempre é importante estar com a camisinha. Prevenido, o cidadão não corre o risco de ter a sua relação sexual adiada e ainda se protege do HIV e de outras DST e das Hepatites Virais. Os casos de HIV e AIDS continuam aumentando e é preciso que todas as pessoas mudem de atitude, façam o Teste Rápido e usem sempre camisinha”.

Aids em números

Desde o ano de 1987 até 2014, foram registrados 3.831 casos de HIV, sendo 98 em crianças, em Sergipe. Em 2013, foram 317 novos casos da doença e em 2014 o número chegou a 326. Nos últimos 27 anos, foram contabilizados 1.135 óbitos em Sergipe por consequência da AIDS, sendo 22 crianças.

Os municípios sergipanos que apresentam maiores registros são: Aracaju (45,39%), Nossa Senhora do Socorro (10%), Itabaiana (5,43%), Estância (3,89%), São Cristovão (3,13%) e Lagarto (2,95%). No Brasil, são 718 mil pessoas vivendo com HIV/Aids e 150 mil devem ter o vírus e não sabem.

Ainda de acordo com o médico Almir Santana, o maior número de casos de AIDS está concentrado na faixa etária de 20 a 49 anos, que tem 82% dos registros da doença.

“A detecção do vírus cresceu 50% entre os jovens de 15 e 24 anos, principalmente nas pessoas do sexo masculino e em homens que fazem sexo com homens. A discriminação ainda está presente no Brasil com as pessoas vivendo com o HIV/AIDS e com os gays. O aumento expressivo das múltiplas parcerias sexuais sem o uso de preservativo é um dos grandes fatores que contribui para o aumento dos dados. A AIDS não tem cura e a camisinha é o único método de prevenção 100% seguro, desde que seja usada corretamente", apontou.

Programação dos Blocos da Prevenção

Siriri – Bloco da Prevenção no dia 08 de fevereiro, durante a feira do município, com a presença do Camisildo e da Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ para a realização do Teste Rápido do HIV.
Santo Amaro das Brotas – Bloco da Prevenção no dia 12 de fevereiro, durante toda a manhã
Propriá – Bloco da Prevenção no dia 12 de fevereiro, durante toda a tarde.
Neópolis – Bloco da Prevenção no dia 14 de fevereiro, durante toda a manhã.
Aracaju – Apoio ao Bloco ‘Nega Maluka’, no bairro Bugio, 14 de fevereiro.
Aracaju – Bloco da Prevenção no Rasgadinho, no dia 15 de fevereiro, durante toda a tarde
Aracaju – Apoio ao Carnaval do Carro Quebrado, nos dias 06 e 07 de fevereiro, no bairro São José.

Com informações da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais