Saúde do homem recebe orientação humanizada em Sergipe

(Foto: Ministério da Saúde)

A mudança de paradigmas, especialmente, relacionadas aos cuidados com a saúde do homem, é um desafio enfrentado através de ações de qualificação e humanização. É por meio da Coordenação Estadual de Atenção Básica, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que as estratégias e serviços são orientados em Sergipe, conforme as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integrada à Saúde do Homem e do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Entre os desafios com os quais nos deparamos durante esse trabalho estão a redução dos índices de mortalidade relacionados a causas externas, doenças cardiovasculares e neoplasias malignas em homens na faixa etária de 20 a 50 anos”, destacou a coordenadora Eestadual de Atenção Básica, Áurea Torres.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, entre os problemas de saúde que mais acometem os homens estão: a obesidade, que equivale a 57% dos casos, o alcoolismo com 25% e o tabagismo com 13% dos casos registrados. Já entre as causa de morte está em primeiro lugar as causas externas, seguida das doenças do aparelho circulatório e, em terceiro lugar, estão as neoplasias.

Para enfrentar os fatores de risco das doenças e agravos da Saúde, Áurea Torres revela que uma das diretrizes decisivas é o fortalecimento da Assistência Básica através da garantia do acesso e da qualidade da Atenção. Esses aspectos contribuem para a atuação preventiva e continuada.

“Além disso, a garantia ao acesso dos serviços especializados de Atenção secundária e terciária para os casos identificados são determinantes para alcançar os objetivos em questão”, acrescentou.

As parcerias com os movimentos sociais e populares auxiliam a ampliação da  divulgação de medidas preventivas. Também são disponibilizados materiais educativos relacionados à abordagem, acolhimento, prevenção de doenças e estímulos de hábitos saudáveis à população masculina.

Saúde Sexual e pré-natal

Entre os avanços alcançados em Sergipe está a eficácia dos estímulos à implantação e implementação da assistência em saúde sexual e reprodutiva, no âmbito da Atenção Integral à Saúde.

“O enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) também tem alcançado a população masculina de forma positiva. A SES fortalece constantemente as ações de prevenção e controle, inclusive contra as infecções provocadas pelo HIV”, relatou a coordenadora de Atenção Básica da SES.

As ações envolvem a conscientização quanto à necessidade de realização do pré-natal, também voltado ao público masculino. “Essa medida pode contribuir com a redução da duração do trabalho de parto e diminuição nos índices de depressão pós-parto em puérperas. Além disso, promove fortalecimento do vínculo entre pai/parceiro, mãe e bebê, dentre outros fatores”, enfatizou Áurea Torres.

Telessaúde

Com o objetivo de incentivar os profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto ao acesso, acolhimento e realização de exames preventivos voltados à população masculina, a Secretaria de Estado da Saúde realizará o momento de Tele-educação, através do Telessaúde. A ação será ofertada aos os 75 municípios sergipanos, na próxima terça-feira, 29.

Na ocasião serão apresentados e discutidos, o Guia do Pré-natal do Parceiro, direcionado aos profissionais da saúde, além dos dados referente à morbimortalidade por causas externas na população masculina e, utilização das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais