Saúde e Vigilância Sanitária reforçam fiscalização em salões de beleza

Objetivo é prevenir doenças relacionadas ao uso de produtos vencidos e à falta de esterilização adequada dos instrumentos

Vigilância Sanitária alerta que produtos fora do prazo de validade podem aumentar risco de infecções e irritações na pele. Foto: Ascom/SMS

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Rede de Vigilância Sanitária (Revisa), intensificou as ações de fiscalização em salões e studios de beleza com o objetivo de garantir a segurança dos usuários desses serviços e prevenir doenças relacionadas ao uso de produtos vencidos e à falta de esterilização adequada dos instrumentos.

Durante as inspeções, a equipe identificou produtos fora do prazo de validade, um aspecto indispensável para evitar alergias e contaminações nos clientes. Estabelecimentos que não cumprirem as normas sanitárias podem ser autuados, multados e até ter suas atividades suspensas.

A gerente de Serviços de Interesse à Saúde, Andreza Messias Imidio, ressaltou que o período que antecede o Carnaval exige ainda mais atenção. “É imprescindível a fiscalização nesses estabelecimentos que prestam serviços de beleza, principalmente agora que a gente vai passar por um período festivo, quando a procura aumenta. É importante que os responsáveis fiquem atentos ao prazo de validade e ao registro dos produtos, para não utilizarem aqueles que estão próximos de vencer”, afirmou.

Ela também alertou para os riscos do uso de cosméticos fora da validade. “O perigo de utilizar produtos vencidos são os efeitos adversos, como infecções por fungos, bactérias ou até irritações na pele. Esses problemas podem ser evitados com um controle simples dos produtos utilizados”, destacou.

Sobre o descarte, Andreza explicou que o procedimento correto não inclui o lixo comum. “Por se tratar de um produto químico, o mais apropriado é o descarte em empresas coletoras de resíduos. Outra alternativa são os ecopontos da cidade que estejam aptos a receber esse tipo de material ou ainda, empresas de logística reversa, que recolhem produtos vencidos”, orientou.

A fiscal sanitária Sheyla Magna da Silva reforçou que o prazo de validade é apenas um dos pontos que devem ser observados. “É imprescindível que o dono do estabelecimento esteja atento também à rotulagem, porque é nela que constam informações como o número do lote, a data de validade e se o produto é autorizado pela Anvisa”, explicou.

Segundo a fiscal, mesmo quando o proprietário não atua diretamente como profissional da área, ele deve acompanhar os produtos utilizados no local. “Às vezes o dono do salão não é cabeleireiro, manicure ou pedicure, mas ele precisa estar atento aos produtos que compra e também aos que os profissionais levam para usar no salão”, afirmou.

Em relação aos produtos importados, Sheyla fez um alerta específico. “Geralmente, esses produtos não seguem o padrão da vigilância sanitária nacional. Por isso, é fundamental que a embalagem seja guardada, já que nela costuma constar a data de validade. Assim, é possível acompanhar o prazo e fazer o descarte correto quando necessário”, concluiu.

A Vigilância Sanitária de Aracaju orienta proprietários e profissionais dos salões de beleza a manterem o controle rigoroso dos prazos de validade, utilizarem apenas produtos regularizados junto à Anvisa e garantirem a esterilização adequada dos instrumentos. A medida fortalece a prevenção de infecções e outros agravos à saúde, assegurando ambientes mais seguros para a população que utiliza esses serviços, especialmente em períodos de maior demanda.

Fonte: Prefeitura de Aracaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais