(Foto: Ascom SES) |
O mês de outubro foi escolhido por importantes instituições em todo o mundo para intensificar as ações voltadas ao diagnóstico e à prevenção do Câncer de Mama. O Outubro Rosa é um importante movimento que surgiu em 1990, nos EUA, com a distribuição de laços cor de rosa como sinal da luta contra a doença.
Em Sergipe, as atividades para conscientizar as mulheres quanto à prevenção e a importância de seguir corretamente o tratamento ocorrem durante todo o ano. Este ano, o evento que marcará o Outubro Rosa será nos dias 13 e 14, no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).
“Realizaremos ações educativas sobre prevenção e detecção precoce, orientando para a importância da mamografia e da visita constante ao mastologista. Além disso, nos dias 13 e 14, disponibilizaremos mamografias de rastreamento das 07h às 17h, com demanda espontânea, considerando recomendações do Ministério da Saúde para mulheres de 50 a 69 anos", explica Luciana Alves, coordenadora Estadual de Atenção Especializada da SES, ressaltando que no dia 13, pela manhã, as mulheres também poderão fazer gratuitamente Testes Rápidos para detecção do HIV e da Sífilis.
O Caism é uma importante unidade da Secretaria de Estado da Saúde, especializada para usuárias do SUS que precisam de exames de média e alta complexidades para prevenção e diagnóstico do câncer de mama. O atendimento regulado pelo Nucaar (Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação), de Aracaju.
"O movimento Outubro Rosa é internacional e a nossa luta contra o câncer de mama é diária. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres e, durante esse período, conversaremos ainda mais sobre como é importante fazer o autoexame e a mamografia para que os riscos sejam diminuídos", pontua Luciana Alves.
"O Caism é um importante centro que trata a sergipana com humanização e carinho. As chances de cura do câncer de mama são altíssimas, quando diagnosticado precocemente. O Caism é SUS e oferece um amplo leque de serviços nas áreas de ginecologia clínica e obstétrica, mastologia, endocrinologia, cardiologia e reumatologia, prevenindo, diagnosticando e oferecendo tratamento para doenças que atingem as mulheres. Sem dúvida, é um serviço que contribui significativamente para salvar a vida das sergipanas”, afirma José Sobral, secretário de Estado da Saúde.
Programação
Dias 13 e 14
Manhã
09 horas – Abertura
09h30 – Palestra sobre câncer de colo do útero, com Enfª Msc. Marieta Gonçalves;
10 horas – Palestra sobre Câncer de Mama, com Drª Renata Leite
10h30 – Palestras sobre a Aids e a Sífilis na mulher, com Drº Almir Santana
11 horas – Lanche e distribuição dos materiais desenvolvidos pela SES para o evento “Outubro Rosa 2015”
OBS: Das 9h às 12 horas: Aconselhamento e Realização de Teste Rápido de HIV e Sífilis
11h30 – Encerramento
Tarde
Público: Pacientes, acompanhantes e servidores
14 horas – Lanche e distribuição dos materiais desenvolvidos pela SES para o evento “Outubro Rosa 2015”
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B