(Foto: Ascom SES) |
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da gerência do programa Estadual de DST/AIDS, e a Defensoria Pública do Estado de Sergipe promoveram uma palestra para 150 internas do Presídio Feminino de Nossa Senhora do Socorro (PREFEM) e servidores da unidade prisional.
A ação, que faz parte da política de ressocialização e humanização da população carcerária do Governo do Estado, teve por objetivo transmitir conhecimentos sobre sinais e sintomas das DST/Aids e a vulnerabilidade das mulheres, bem como os fatores de risco para a transmissão do vírus da AIDS, a presença de corrimentos, verrugas e feridas vaginais, uso correto de preservativos masculinos e femininos.
"Foi um momento de grande descontração. Elas fizeram várias perguntas sobre o uso das camisinhas. Utilizamos próteses de pênis e de vagina para que as internas treinassem o uso correto do preservativo masculino e feminino. Também distribuímos folhetos informativos sobre a importância dos exames para detecção da sífilis e AIDS", explicou Almir Santana, gerente do programa DST/AIDS da SES.
Outro tema destacado durante a palestra foi a sífilis congênita, que é um problema fácil de ser resolvido se a mulher e o parceiro forem tratados a tempo. "Alertamos as internas para a importância do pré-natal na prevenção da sífilis congênita, que é um dos mais graves problemas de saúde pública", concluiu Santana.
No PREFEM as detentas recebem visitas íntimas programadas e, por isso, foram disponibilizadas para a unidade prisional em torno de duas mil camisinhas masculinas para serem destruídas no dia em que elas receberem os parceiros.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B