Saúde: médico muda foco do Novembro Azul

Almir Santana: ampliar foco de campanha em defesa da saúde do  homem (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Engana-se quem acredita que o câncer de próstata está destacada como a doença que mais mata as pessoas do sexo masculino no país. Longe disso, o câncer de próstata está em sétima colocação, perdendo para as doenças cardiovasculares, que ocupa a primeira colocação nos casos de morte, e até mesmo para o câncer pulmonar, provocado pelo tabagismo. O alerta vem do médico Almir Santana, coordenador do programa de combate a doenças sexualmente transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde.

Diante da estatística do próprio Ministério da Saúde, conforme o médico, a Secretaria de Estado da Saúde está mudando o foco da campanha Novembro Azul, que deve ser ampliada para a assistência mais ampla à saúde do homem e não apenas restrita à prevenção do câncer de próstata, conforme tradicionalmente se realiza em todo território nacional.

No próximo dia 23, a Secretaria de Estado da Saúde promoverá um seminário tendo como público alvo os profissionais da área de saúde justamente para esclarecer alguns pontos do novo formato da campanha Novembro Azul, segundo informou o médico Almir Santana. Nestas ações, a Secretaria de Estado da Saúde não vai estimular o PSA, exame que indica o crescimento da próstata. “Este exame continua importante, mas para os homens que já tenham um sintoma de alerta”, ressaltou o médico.

O sinal de alerta pode ser percebido facilmente, na ótica do médico Almir Santana: dificuldade para urinar, jato fraco da urina e histórico de câncer de próstata na família. “A recomendação do Ministério da Saúde é para não mais realizar este exame em massa”, enalteceu. Para Almir Santana, a estratégia de utilizar o exame de toque e as ações preventivas do câncer de próstata podem surtir efeito contrário e afastar os homens das unidades de saúde.

Segundo Almir Santana, a Secretaria de Estado da Saúde já começou a produzir material educativo com alertas para os aspectos da saúde de forma generalizada, com foco nas doenças que mais matam os homens.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais