Saúde Mental: capacitação para atendimentos de pacientes

(Foto: Ascom SES)

Profissionais de enfermagem de unidades hospitalares de Sergipe participam de uma capacitação sobre a atenção a pessoa com transtorno mental, usuário de álcool e outras drogas. O objetivo da ação educacional promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), é qualificar a assistência em Saúde Mental nas portas de urgência e emergência para os usuários em crise.

Serão capacitadas cinco turmas. Cada uma terá três módulos, somando 24 horas aulas cada uma. No momento participam da capacitação de profissionais de unidades localizadas nos municípios de Capela, Aracaju, Carmópolis, Poço Redondo e Itaporanga D'Ajuda.

De acordo com a facilitadora do curso, Karen Emanuella, o curso tem uma metodologia participativa. "Nesse curso partimos do pressuposto que as pessoas aqui presentes já têm alguma experiência na assistência as pessoas em crise. Discutimos as diretrizes apontadas pela Coordenação Estadual de Atenção Psicossocial articulados com os Centros de Atenção Psicossocial e Atenção Básica, mas sempre fazendo a troca de experiências com esses profissionais que estão aqui", disse Karen Emanuella.

"A crise é um momento de sofrimento não só para o paciente, mas para os profissionais de saúde e para a família. Os profissionais de saúde precisam compreender esse momento tanto para o usuário, quanto para a família. Esse é um momento de estabilização do paciente e de ativação de toda a rede assistencial para continuar o acompanhamento", explicou a facilitadora.

Para a coordenadora de Atenção Psicossocial da SES, Sony Petris, "A capacitação representa um avanço na qualidade da assistência para as pessoas que apresentam transtornos mentais e problemas com o uso de álcool, crack e outras drogas. É o fortalecimento da rede Estadual de Atenção Psicossocial", afirmou.

Segundo a enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) de Poço Redondo, Jainara Freitas, 5% dos casos atendidos no plantão em que atuam são de pessoas em crise.

"A única vez que tive um aprendizado sobre a assistência a pacientes em crise foi na faculdade. Essa capacitação está nos mostrando como conter a crise, utilizar medicações e promover uma assistência humanizada", disse Jainara Freitas.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais