Saúde passa a operacionalizar leitos no Sº. dos Passos

(Foto: Ascom SES)

É com foco na assistência cada vez mais qualificada que o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Complexo Regulatório do Estado, passou a operacionalizar desde a última terça-feira, 22, leitos no  Hospital Nosso Senhor do Passos, localizado no município de São Cristovão. A unidade hospitalar volta a oferecer o serviço de internamento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao todo, o Hospital Nosso Senhor do Passos dispõe de 35 leitos, dos quais 20 serão regulados pela Central de Regulação de Leitos para internação, uma das seis que compõem o Complexo Regulatório do Estado, divididos em quatro enfermarias. Os outros 15 leitos correspondem aos atendimentos de demanda espontânea  realizados pelo pronto socorro da Unidade.

A pactuação entre a SES e a FHS através do Complexo Regulatório do Estado com o Hospital Nosso Senhor dos Passos tem como meta o melhor  atendimento aos Usuários do SUS e desafogar o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), bem como diminuir a lotação dos prontos socorros  em outras unidades da Rede de Urgência e Emergência. Os leitos são totalmente regulados pela Central e o critério para internação é de quadro de clínica médica com baixa complexidade.

A primeira paciente que passou a receber atendimento nos novos leitos do Hospital Nosso Senhor do Passos, foi transferida do Huse. A aposentada, Aurelina Maria Santos Resende apresenta um quadro clínico de trombose venosa. “A paciente chegou à unidade hospitalar exatamente às 16h23 da tarde da última terça-feira, 22, em Unidade de Suporte Básico (USB) do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). De imediato foi iniciado o tratamento clínico com medicação e dieta pastosa, como também acontecia no Huse. Todas essas ações estão sendo realizadas para garantir o bem-estar da paciente. A equipe está bastante de otimista e a expectativa é a melhoria gradativa de dona Aurelina para que  muito em breve ela possa obter a alta médica”, explica a enfermeira do Hospital Nosso Senhor dos Passos, Engel Buarque.

“Estou muito feliz por estar aqui no Hospital Nosso Senhor dos Passos. A equipe médica é ótima e tenho certeza que estou sendo bem cuidada. A alimentação e todos os medicamentos são dados na hora certa. O Hospital é limpo e muito bonito. Estou gostando bastante daqui”, afirma a aposentada Aurelina Resende.

Regulação

O fluxo para regulação dos pacientes dá-se  através de Protocolos de Acesso e Clínicos. Para que a regulação aconteça é preciso ter a disponibilidade de vaga no Hospital Nosso Senhor dos Passos. “Neste, a Central de Regulação reserva o leito, e comunica as unidades solicitante e executante e que por sua vez, informará  ao Serviço ao Samu ou Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (SRIHA). Em caso de retorno do paciente, o fluxo  inverso será o mesmo”, coordenador estadual de Regulação, Clóvis França.

Estrutura Hospitalar

O Hospital Nosso Senhor dos Passos tem 70 anos e é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que tem a Associação Nosso Senhor dos Passos como mantenedora. O Governo do Estado reformou a unidade, investindo em R$ 7 milhões para a obra e aquisição de equipamentos.

A unidade hospitalar conta com uma estrutura composta por: Salas de Acolhimento com  Classificação de Risco, cinco leitos de Pronto Socorro (PS) para atendimento 24 horas, sala de estabilização de casos críticos até o encaminhamento para o serviço de alta complexidade.

Além disso, dispõe de serviços laboratoriais próprios e em funcionamento 24h, Raio-X, Eletrocardiograma, Central para Material Esterilizado (CME), almoxarifado e lavanderia.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais