A equipe é formada por médicos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e veterinários. (Foto: Assessoria de Imprensa) |
O que fazer quando uma pessoa ingere um produto químico por acidentes, é vítima de picada por animal peçonhento ou sofreu intoxicação por agrotóxicos? O Centro de Informações e Assistência Toxicológica (Ciatox) tem respostas e soluções para qualquer tipo de intoxicação 24 horas por dia para a população e unidades de saúde de todo Estado, seja da rede pública ou privada.
O serviço, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), funciona com uma equipe multidisciplinar de médicos, farmacêuticos, médicos veterinários, técnicos de enfermagem no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A equipe orienta a população sobre como proceder em caso de intoxicação e aos profissionais sobre como tratá-la.
“Quando houver uma intoxicação ou suspeita dela, as pessoas devem entrar em contato gratuitamente com o Ciatox pelo telefone 0800-722-6001 e encaminhar o paciente, o mais rápido possível, para um hospital do interior ou para o próprio Huse”, orienta Antônio Medeiros Venâncio, farmacêutico coordenador do Ciatox.
O coordenador alerta para a intoxicação por medicamentos e produtos químicos que devem ser mantidos fora do alcance de crianças. “Se a criança apresentar tontura, vômito, sonolência, apatia, boca salivando ou agitada demais, esses podem ser sintomas de intoxicação”, disse o coordenador.
Intoxicação
A paciente de 36 anos está internada na Área Azul do Pronto Socorro do Huse e não quis se identificar. Foi levada ao Hospital depois de ingerir uma cartela de um medicamento antidepressivo. Ela é uma paciente acompanhada pelo Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) da cidade de São Cristovão. Ao chegar ao hospital, foi assistida pelo Ciatox, onde recebeu tratamento adequado e se recupera bem.
As principais causas de intoxicação são por abuso de álcool e outras drogas, medicamentos, animais peçonhentos, alimentos, agrotóxicos, produtos químicos industriais e domésticos, cosméticos, entorpecentes e plantas.
No primeiro trimestre de 2012 foram registrados 1.298 casos de intoxicação, sendo 859 homens e 439 mulheres. Do total de registros, 654 foram casos de intoxicação por abuso de álcool e outras drogas, 198 por medicamentos, 179 por picadas de animais peçonhentos e 78 por ingestão de alimentos.
Ciatox
O Ciatox é um serviço de vigilância em saúde e faz parte da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat), coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Renaciat é uma rede formada por 35 unidades em 18 Estados e o Distrito Federal.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B