Saúde prepara municípios para Campanha da Raiva

A campanha terá início dia 15 de setembro (Foto: Divulgação)

Aconteceu, no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), uma reunião de preparação para a edição de 2014 da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal em Sergipe. Na reunião, os profissionais dos 75 municípios foram orientados sobre como será feita a vacinação e o período.

Este ano, a Campanha terá início no dia 15 de setembro e seguirá até o dia 24 de outubro, podendo o município escolher o Dia D da vacinação em seus territórios.

"Iniciamos a distribuição das 330 mil doses nesta quinta-feira. A vacina será aplicada apenas em animais domésticos. Mesmo sendo considerados como de estimação, os animais silvestres não poderão receber a dose", disse Monique Santana, responsável técnica pelo programa da Raiva da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de imunizar, no mínimo, 80% da população canina, que em Sergipe está estimada em 250 mil animais. Os gatos não entram na meta de vacinação, porém eles também são alvo da Campanha. Em Sergipe, eles estão estimados em 70 mil animais", complementou Monique Santana.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Itaporanga D'Ajuda, Rita de Cássia, já iniciou a preparação para a Campanha no município. "As reuniões com os profissionais que farão a vacina já começaram. Nós temos que planejar toda a logística e o cronograma na sede e nos 47 povoados para que tenhamos um bom desempenho e ultrapassarmos a meta do Ministério da Saúde, como ocorreu em 2013", disse.

A Raiva

A Raiva é uma doença que tem quase 100% de letalidade e é transmitida pela mordida ou arranhaduras de animais infectados. Os principais sintomas da doença nas pessoas e nos animais são as mudanças de comportamento, salivação excessiva e a não alimentação. A Raiva leva ao óbito em, no máximo, em 10 dias. Nos humanos, especificamente, há paralisia muscular e alucinações.

"Não existe cura para a Raiva e a principal forma de prevenção é a vacinação dos animais, que é gratuita. É muito importante que os municípios realizem a Campanha corretamente e a população não deixe de levar os cães e os gatos para receber a dose", destacou Monique Santana.

"O último caso de Raiva em humanos no Estado foi registrado em 2005. De 2009 a 2014 foram registrados, em cada ano, um caso da doença em cachorros. Em 2011 foi registrado um caso de Raiva em gatos", contabilizou a técnica da SES.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais