Márcia Fonseca (Foto: Ascom SES) |
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu, na tarde desta quinta-feira, 3, a Câmara Temática da Pessoa com Deficiência para fazer a apresentação do diagnóstico desse público no Estado. Além da SES, a câmara é formada pelas Secretarias de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Educação (SEED), Direitos Humanos, Ministério da Saúde e representantes dos Colegiados Interfedarativos Regionais (CIR).
A partir do que foi diagnosticado em Sergipe, serão elaboradas estratégias da rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência, distribuídas em três regiões prioritárias: Aracaju, Itabaiana e Propriá. Os serviços da rede (Atenção Básica, Especializada, Hospitalar, entre outras) serão qualificados para atender a esse público específico, para garantir a total assistência.
“É necessário conhecer o tipo de deficiência prevalente nas regiões para qualificar os serviços de acordo com as necessidades de cada cidadã ”, explicou Sayonara Carvalho, técnica do Ministério da Saúde (MS).
Paralelo ao diagnóstico da situação de Sergipe em relação à pessoa com deficiência, profissionais de saúde de todo o Estado são capacitados para atender a essa população. Entre os 10 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) de Sergipe, por exemplo, oito já foram capacitados para ampliar o atendimento a pessoa com deficiência.
“Nessa rede, os profissionais têm que lidar com obstáculos sociais, por isso, é importante capacitar e sensibilizar as pessoas. O trabalho de humanização é fundamental”, reforçou Márcia Fonseca Costa, técnica da SES.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B