SE é um dos estados com maior número de leitos de UTI

Sergipe está entre os três Estados com maior número de leitos de UTI (Foto: SES)

O estado de Sergipe mais uma vez se destaca mostrando que todos os esforços para contribuir com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) garantem o acesso do usuário. Em uma reunião nacional de planejamento de ações do Ministério da Saúde, que ocorreu na última semana, a Coordenação de Urgência e Emergência do MS informou que Sergipe é uma das três unidades da federação (junto com Minas Gerais e São Paulo) que está com o número de leitos de UTI acima do que é recomendado pelo Ministério.

Nos últimos quatro anos, segundo dados do Ministério da Saúde, houve aumento de 25% no número de leitos de UTI no país, passando de 15.535 para 19.419. Os leitos de UTI são os de maior complexidade porque exigem estrutura e esforço de profissionais para o atendimento aos pacientes em casos graves. A portaria ministerial nº 1.101/2002 recomenda que existam 2,5 a 3 leitos hospitalares a cada 1 mil habitantes. Desse universo, de 4% a 10% devem ser de leitos de UTI.

O total de leitos de UTI em Sergipe é de 294, sendo 96 em unidades particulares, dos quais 26 são contratados pelo SUS, ou seja, 70 são particulares e os 224 na rede hospitalar pública e filantrópica, consolidando que mais de 75% dos leitos críticos do Estado são do SUS.

Em 2007, a UTI do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) possuía 19 leitos, sendo 6 pediátricos e 13 para adultos. Hoje, no maior hospital público do Estado, referência para casos de alta complexidade, são 75 leitos, sendo 65 UTI Adulto, 10 leitos de UTI Pediátrica, e já está sendo discutida a implantação de mais 7 leitos de UTI pediátrica. Os leitos em Unidade de Tratamento Intensivo foram também regionalizados, com a implantação de 10 leitos no Hospital Regional de Lagarto e outros 10 no Hospital Regional de Itabaiana, além dos leitos de isolamento em todas as UTIs. Ou seja, Sergipe ampliou, nos últimos sete anos, em 300% o número de leitos de UTI.

“Sergipe sempre chega à frente e nos dá orgulho. Mesmo sendo um estado pequeno, ele compete com dois grandes estados. Grande parte dos leitos de São Paulo e Minas estão nas capitais. Sergipe, por sua vez, possui leitos de UTI na capital e em duas regionais: Lagarto e Itabaiana. Os leitos estão bem distribuídos, o que mostra um fortalecimento do SUS e Sergipe não mede esforços para ampliar a oferta”, comentou Conceição Mendonça, apoiadora do Ministério da Saúde em Sergipe.

“Outro avanço no número de leitos críticos no Estado foi a implantação das salas de estabilização com 22 Clínicas de Saúde da Família 24 horas, que garantem atendimento a pacientes em estado grave ou crítico até serem encaminhados às unidades mais adequadas à complexidade do caso. Todas essas salas de estabilização são co-financiadas pelo Governo do Estado. Com a inauguração dos 11 leitos de UTI de Itabaiana, Sergipe passou agora a contar com quase 100 leitos de UTI somente nos hospitais públicos estaduais, número acima do que preconiza o Ministério da Saúde”, destaca Márcia Guimarães, coordenadora de Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência da SES.

Com a abertura dos 10 leitos de UTI em Estância, que estão prontos, na dependência da contratação de médicos intensivistas (que é a grande dificuldade hoje, por conta da baixa disponibilidade no mercado) e a implantação dos novos 7 leitos de UTI pediátrica, Sergipe será modelo em oferta de leitos de UTI para o Brasil.

Já o total de leitos de UTI/UTIN SUS no Estado é de 234 unidades. Desses, apenas 90 (70 adulto e 20 UTIN) estão na rede particular. No âmbito Estadual, esse avanço pode ser constatado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, referência para atendimentos de alto risco, que, em 2006, tinha apenas 6 leitos neonatais. Hoje, a unidade possui 34 leitos de UTI Neonatal (Utin) e 25 leitos de Unidade Neonatal Convencional (Ucinco). Já no Hospital Santa Isabel, unidade conveniada, há ainda 10 leitos de UTI adulto para gestante e puérpera, 20 leitos UTIN e 20 leitos Ucinco infantil. Além disso, implantou mais 10 de UTIN e 10 de Ucinco que foram contratados pela FHS, até a habilitação no Ministério da Saúde, como retaguarda para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, além dos leitos de Ucinco nos Hospitais Regionais de Propriá e Nossa Senhora da Glória.

“Saber que Sergipe está em destaque e praticamente ao lado de importantes estados como São Paulo e Minas Gerais que possuem modelo assistencial no que diz respeito a leitos críticos, nos deixa cada vez mais motivados por atingirmos e mantermos a qualidade. Isso é um cuidado da gestão e de um Governo que se preocupa em cuidar das pessoas. A descentralização dos leitos de terapia intensiva é um marco na assistência ao usuário do SUS em Sergipe e representa um grande avanço para atuarmos cada vez mais de modo integrado, mantendo o conceito de rede em funcionamento e permitindo que a população tenha um cuidado adequado mais próximo de casa. Ficamos felizes em saber que o menor estado do Brasil está no topo e ultrapassou uma meta que qualifica não só Sergipe, mas como toda a rede SUS”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais