SE receberá R$ 5,7 milhões para fazer cadastro da população no SUS

A medida que autoriza a liberação dos recursos foi publicada nesta última quinta-feira, 12, no Diário Oficial da União (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Todos os 75 municípios sergipanos irão receber, ao todo, cerca de R$ 5,7 milhões do Ministério da Saúde como forma de incentivo para que os gestores municipais possam fazer o cadastro da população no Sistema Único de Saúde (SES). A medida que autoriza a liberação dos recursos foi publicada nesta última quinta-feira, 12, no Diário Oficial da União.

Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa faz parte do programa “Previne Brasil”, lançado no mês passado e que traz uma nova proposta de financiamento da Atenção Primária. Agora, consultas médicas e exames garantirão mais recursos federais. Assim, os serviços de saúde que acompanharem o dia a dia da saúde das pessoas, com consultas regulares e exames, prevenindo doenças ou evitando complicações, serão recompensados.

O Ministério destaca ainda que iniciativa visa ampliar o cadastro dos usuários do SUS, pois muitas pessoas são atendidas na Atenção Primária, mas nem sempre estão vinculadas às equipes de saúde, o que garantiria um acompanhamento regular. Ou mesmo, por não terem a saúde monitorada no dia a dia, estas pessoas acessam o SUS nas emergências hospitalares, com quadros mais graves de doenças que poderiam ter sido evitadas. O vínculo do cidadão à equipe permite o planejamento da oferta de serviços nos municípios e o acompanhamento adequado de cada paciente.

por João Paulo Schneider e Verlane Estácio

Com informações do Ministério da Saúde 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais