Encontro segue até o dia 1º de fevereiro (Fotos: Portral Infonet) |
Teve início nesta sexta-feira, 30, em um hotel no bairro Atalaia, a segunda etapa do Projeto de Articulação dos Coletivos de Educação Popular em Saúde. O evento seguirá até o próximo domingo, dia 1º de fevereiro e está sendo organizado pela Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS).
O objetivo é reunir educadores populares dos oito estados participantes, sendo eles Sergipe, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo, com a finalidade de potencializar experiências e construir novos caminhos, que garantam participação social, ampliação das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde e a defesa da saúde pública de qualidade.
De acordo com a coordenadora do Movimento Popular de Saúde (Mops), Simone Leite. “Aqui é o momento da gente socializar e constituir espaços de diálogo para a implementação da Política Nacional de Educação Popular, bem como fortalecer os movimentos populares na conquista do direito à saúde. A gente também precisa ter uma população mais participante do que só cobrando porque esse compromisso com a saúde faz com que a gente lute por uma saúde melhor”, diz.
Simone Leite diz que é necessário uma maior participação da população nesse processo
|
Durante o encontro, houve a divulgação de um vídeo-documentário sobre os movimentos e práticas de educação popular em saúde dos estados participantes.
Ainda segundo Simone Leite, um outro eixo temático diz respeito a saúde como um todo. “A gente vem trabalhando muito é que a saúde não é só doença, remédio, médico, ambulância e hospital. A saúde também diz respeito as práticas integrativas e as pessoas precisam ter esse olhar mais amplo da saúde. No encontro não falamos em doença e vamos utiliza esse espaço para as práticas integrativas, com sala de cuidados, com massagem, reiki, acupuntura, fitoterapia e com orientação de alimentação".
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B