SE tem 26 municípios em estado de alerta para a Dengue

Nordeste em alerta para o aumento de casos de Dengue. Sergipe continua intensificando ações de combate (Foto: SES)

O novo resultado do Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa) divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) aponta que Sergipe 26 municípios em situação de alerta para a Dengue, três em situação de alto risco e 12 em situação de médio risco. Já Aracaju figura entre as sete capitais brasileiras em situação de alerta.

Em Sergipe, os municípios em situação de alerta da Dengue são: Areia Branca (3), Aquidabã (2,7), Aracaju (1,6), Boquim (1,7), Capela (2,1), Carmópolis (1,2), Cedro de São João (3,5), Cristinápolis (1,7), Estância (2,5), Frei Paulo (1,3), Itabaiana (2), Japaratuba (3), Lagarto (1,6), Malhador (3,3), Maruim (1,3), Neópolis (1), Nossa Senhora da Glória (3,3), Nossa Senhora das Dores (3,5), Nossa Senhora do Socorro (1), Pinhão (1,5), Pirambu (2,7), Poço Redondo (2), Salgado (2,5), Santana do São Francisco (1,6), Santo Amaro das Brotas (1,9), São Domingos (1,4).

Os municípios de alto risco: Itabaianinha (4), Nossa Senhora Aparecida (4,2), Simão Dias (7,9).

Os municípios em médio risco: Arauá (0,9), Barra dos Coqueiros (0,4), Campo do Brito (0,2), Itaporanga D’ajuda (0,2), Moita Bonita (0,5), Porto da Folha (0,8), Riachuelo (0,2), Ribeirópolis (0,8), Rosário do Catete (0,7), Siriri (2,2), Tomar do Geru (3,1), Umbaúba (0,5).

Número de casos

Segundo dados do Núcleo de Endemias da SES, de janeiro a outubro de 2015, Sergipe notificou 7.499 casos de Dengue. Em 2014 foram 2.024 notificações. Em relação aos óbitos da doença, Sergipe registrou 2 casos em 2015. Em 2014 foram 4 óbitos.

Transmissão

“Segundo o LIRAa, no Nordeste, 82% das larvas do mosquito estão nos depósitos de água, 15,4% estão em depósitos domiciliares e 2,1% estão no lixo comum. Sergipe já vem fazendo sua parte capacitando os agentes de endemias dos municípios, fazendo a distribuição de insumos como inseticidas e kits diagnósticos, com todas as orientações do Ministério”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, José Sobral.

Cuidados

Por conta do estado de alerta, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) continuará realizando as ações, junto com os municípios e, principalmente, com a população para que os índices e os riscos diminuam.

“O cuidado para combater o surgimento de criadouros e a proliferação do Aedes aegypti deve ser permanente porque eles estão em casa, em ralos, calhas, vasos de planta, copos descartáveis. Estamos atuando junto aos municípios. É fundamental que cada um fortaleça estratégias preventivas, estando atentos ao saneamento básico, verificar fontes, praças, piscinas públicas, cemitérios, terrenos baldios, etc. Se tem água parada e limpa, as chances de proliferação do mosquito são enormes”, ressalta José Sobral.

Febre Chikungunya e Zika

Segundo o resultado do LIRAa apresentado pelo Ministério da Saúde, a Febre Chikungunya 17.131 casos notificados, 6.724 casos confirmados e 8.926 em investigação.  Destes, 37 foram registrados em Sergipe.

Já o Zika Vírus teve a sua primeira confirmação em abril deste ano, aparecendo 18 estados brasileiros: Roraima, Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraná.

Estudo

O estudo indica que 199 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Além do levantamento, também foram divulgados a campanha de combate ao mosquito, o balanço da dengue e chikungunya e a constatação que mais de 4% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito transmissor.

O LIRAa foi realizado entre outubro e novembro de 2015, identificando os focos de infestação do mosquito, apontando as regiões de maior risco para que ações de controle sejam intensificadas. No total, 928 municípios estão em situação satisfatória, 665 em situação de alerta e 199 em situação de risco para a Dengue.

O LIRAa apontou 10 capitais em situação satisfatória.  Sete capitais estão em alerta: Aracaju, Recife, São Luis, Rio de Janeiro, Cuiabá, Belém e Porto Velho. Apenas uma capital apresenta situação de risco: Rio Branco. Já as capitais Macapá, Manaus, Maceió, Natal, Salvador, Vitória, Goiânia, Florianópolis e Porto Alegre não enviaram as informações.

Na região Nordeste, 656 municípios participaram do LIRAa: 216 estão em situação satisfatória, 288 em situação de alerta e 152 em situação de risco.

Com informações da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais