Trabalho dos agentes de endemias deve deve ser constante nos municípios (Fotos: Arquivo Portal Infonet) |
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) voltou a alertar a população sergipana da necessidade de contribuir com a redução no número de casos de dengue. Dados do Ministério da Saúde divulgados esta semana por meio do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) dão conta de que, seis municípios estão em situação de alerta em Sergipe e três em risco de epidemia.
Segundo a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, os municípios sergipanos em estado de alerta são: Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória e Maruim. Já os municípios em risco de epidemia são Aquidabã, Itaporanga d’Ajuda e Simão Dias.
“É importante que as secretarias de saúde de todos os municípios sergipanos fiquem em alerta quanto aos cuidados. Até o mês de maio, municípios de todo o Estado, principalmente os que estão em situação de alerta ou de risco, devem tomar as medidas preventivas”, ressalta Sidney Sá lembrando que a Secretaria de Estado da Saúde vai continuar monitorando todos os casos registrados no estado.
Sidney Sá (Foto: Divulgação SES) |
A gerente do Núcleo de Endemias disse ainda que se necessário, serão realizadas ações de urgência por meio da Brigada Itinerante e com os carros Fumacê.
Prevenção
Além de ações por parte dos gestores, a exemplo da intensificação do trabalho dos agentes de endemias, moradores de todos os municípios devem tomar algumas medidas preventivas visando evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegipty, transmissor da doença. Entre elas, tampar as caixas d’água e os tanques das lavanderias, não deixar pratos com água embaixo das plantas, guardar garrafas viradas para baixo, não deixar pneus ou outros recipientes juntando água e acondicionar lixo em sacos plásticos e em vasos com tampas.
Casos
No ano passado, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam) registrou em Sergipe a notificação de 11.197 casos de Dengue, com a confirmação de 4.097 desses casos. Foram registrados três óbitos, nenhum por dengue hemorrágica. De janeiro de 2012 até a primeira quinzena de fevereiro, foram notificados 835 casos, enquanto, em 2013, foram 199 casos, o que representa uma redução de 76%.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B