Secretário participa de mais uma rodada de negociação

(Foto: Ascom SMS)

O secretário da Saúde em exercício, Luciano Paz, realizou na última quarta-feira, 13, mais uma reunião com a Mesa de Negociação Permanente SUS para analisar as propostas dos 11 sindicatos das categorias que compõe o quadro de servidores da Saúde da capital. Esta é a terceira reunião com os representantes.

Firmando o objetivo de disciplinar as solicitações dos sindicatos e entidades para unir forças e garantir um entendimento comum, Luciano Paz abriu a reunião garantindo a transparência de informação entre a Prefeitura de Aracaju e os sindicatos. O secretário em exercício fez questão de apresentar os relatórios sobre arrecadações e despesas da Saúde do município referente ao ano de 2014 e os primeiros quatro meses de 2015.

Luciano Paz explicou que, com relação a 2013, a receita de Aracaju aumentou 13,8% em 2014, no entanto, as despesas cresceram 14%. “Não é uma diferença muito superior, mas, ainda assim, gera desafios para a administração que não pode deixar de ofertar os serviços da melhor maneira possível”, ressaltou o secretário.

Após a explanação do secretário em exercício, os representes dos sindicatos frisaram algumas situações recorrentes que geram preocupação por parte dos servidores. Atento às indagações, Luciano Paz revelou alguns pontos que dificultam falta de gestão, falta de planejamento e controle, falta de medicamentos, falta de material médico, falta de profissionais para as UPAs, estrutura das unidades (USFs, CEO, Zoonoses), dificuldade na marcação de exames e consultas.

“Eu visito frequentemente, por exemplo, as unidades de saúde e percebo que, muitas vezes elas sofrem com o problema da falta de gestão no local. Outras vezes, no entanto, percebo também falta de humanidade por parte daqueles que atendem os usuários. Naquilo que se refere ao papel da secretaria em conceder ou procurar conceder melhorias, fazemos esforços diários para que, mesmo com a crise, possamos realizar a manutenção dos serviços da melhor maneira possível sem prejudicar a população”, ressaltou Luciano Paz.

A reunião da última quarta-feira, no entanto, foi marcada, sobretudo, para ouvir as reivindicações dos sindicatos. Anteriormente o secretário em exercício ouviu cada sindicato individualmente e, desta vez, as propostas foram alinhadas e apresentadas de maneira conjunta para a tentativa de um acordo coletivo.

“Definimos algumas coisas gerais que são, na verdade, reivindicações antigas de algumas categorias, como a questão de equiparação de interníveis, revisão de algumas tabelas salariais e que nós não conseguimos concluir nesta reunião, mas colocamos para estudo de possibilidade, a maior parte é de viabilidade econômica e deixamos para um segundo momento, nas reuniões bimestrais, a qual a próxima será em julho, quando faremos uma reavaliação da situação econômica e ver o que será possível dentro das condições”, afirmou o secretário em exercício.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais