Sergipanos cada vez mais adeptos à acupuntura

Tratamento vem senco procurado na capital e interior (Foto: Divulgação assessoria)

A acupuntura é um tratamento da medicina tradicional chinesa que já conquistou grande parte dos ocidentais. A técnica, que consiste na colocação de agulhas indolores em pontos energéticos do corpo, é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no tratamento complementar de diversas patologias.

O psicólogo e acupunturista da Fisiocorpus de Itabaiana, Arnaldo Júnior, explica que o maior benefício dessa prática é a manutenção do equilíbrio do corpo e da mente. De acordo com ele, além de tratar os sintomas físicos, a acupuntura tem ação no emocional do indivíduo, reduzindo o estresse, por exemplo.

Segundo a tradição chinesa, o tratamento é eficiente no ajuste de canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, seguindo o conceito de equilíbrio de yin e yang. Já a medicina ocidental acredita que a técnica estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso, tendo efeito em todo o organismo, promovendo, assim, o equilíbrio.

A frequência e a duração do tratamento dependem da patologia apresentada pelo paciente. “A prática da medicina tradicional chinesa define diversas frequências de tratamento, que devem ser utilizadas de acordo com a disfunção energética apresentada, bem como sua gravidade”, explica o psicólogo e acupunturista da Fisiocorpus de Itabaiana, Arnaldo Júnior.

Como ainda não há uma legislação específica referente à regularização da profissão, a acupuntura pode ser praticada por profissionais de saúde habilitados (com formação na área), graduados em acupuntura ou mesmo aprendizes de mestres. No entanto, como em todo tipo de tratamento, existem contraindicações. Por isso, é fundamental procurar um profissional capacitado e experiente para fazer uma avaliação.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais