Sergipe aplicará vacinação bivalente contra Covid-19 na segunda

Foram enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) mais de 170 mil vacinas bivalentes da Pfizer. O início da vacinação está programado para a próxima segunda-feira, 27 (Foto: SES)

As vacinas bivalentes da Pfizer começarão a ser aplicadas a partir desta segunda-feira, 27 em Sergipe. O objetivo é reduzir os índices de casos graves e mortes pela Covid-19.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o órgão está distribuindo 175.014 doses do imunizante aos municípios sergipanos. A aplicação segue as diretrizes do Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde e deve priorizar, inicialmente, os grupos preferenciais.

Os primeiros grupos a receber a vacina são pessoas acima de 70 anos; pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILPI e RI) e trabalhadores desses locais; pacientes imunocomprometidos acima de 12 anos; indígenas; ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos de idade.

A população alvo da primeira fase é de 143.102 pessoas. A meta é alcançar 90% da cobertura vacinal. “Nesse novo momento da vacinação, temos a introdução da vacina bivalente como um reforço dos grupos vulneráveis”, diz o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Goes.

Todos os grupos prioritários deverão receber uma dose de reforço com a vacina bivalente da Pfizer. Além disso, para receber o reforço com a vacina bivalente, é necessário ter realizado o esquema primário (básico) completo (duas doses) com vacina monovalente.

Cronograma vacinal

2° fase: Previsão para o dia 06 de março com vacinação de pessoas de 60 a 69 anos;

3° fase: Previsão para o dia 20 de março com vacinação de gestantes e puérperas;

4° fase: Previsão para o dia 17 de abril com vacinação de trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), população privada de liberdade (a partir dos 18), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema prisional.

por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais