Gerente de alimentos está no Rio de Janeiro representando Sergipe (Foto: Arquivo Infonet) |
Em evento do Programa de Análises dos Resíduos de Agrotóxicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Sergipe se destacou por suas ações educativas de combate ao uso de agrotóxico. O evento acontece até amanhã, 23, no Rio de Janeiro.
De acordo com a gerente de alimentos da Vigilância Sanitária do Estado, Rosana Barreto, uma das ações educativas apresentadas mostrou o combate do uso de agrotóxico com os trabalhadores rurais em vários municípios do Estado. “Fizemos a coleta de sangue de vários trabalhadores para analisar a quantidade de resíduos de agrotóxicos presentes no sangue desses trabalhadores”, explica.
O uso em excesso de agrotóxicos nos alimentos pode causar sérios problemas à saúde. Segundo a gerente de alimentos, podem surgir problemas como dor de cabeça, tonturas e em casos mais graves o câncer.
Além das ações educativas com os trabalhadores rurais, ações também estão sendo realizadas em supermercados como forma de conscientizar os consumidores. “O consumidor não precisa consumir só alimentos orgânicos, mas a recomendação é adquirir produtos nos supermercados onde realizamos análises toda semana”, orienta Rosana. Ainda segundo a gerente de alimentos, as análises ainda não são feitas em feiras livres, mas a meta é expandir as ações.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B