Sergipe está há seis anos sem realizar transplante renal

Benito Oliveira Fernandes (Fotos: Portal Infonet)

No mês em que se comemora o ‘Dia Nacional da Doação de Órgão’, Sergipe segue sem realizar o transplante renal e é o estado com a maior demanda de pacientes que precisam de transplante renal.

De acordo com o diretor da Central de Transplantes, Benito Oliveira Fernandez, o estado que foi pioneiro do Norte/Nordeste em transplante renal, está há seis anos sem realizar esse tipo de procedimento. “Sergipe já fazia transplante renal desde a década de 80, mas nós tivemos alguns problemas em 2010, 2011, porque só um hospital privado fazia transplante renal aqui no estado e há uma necessidade de uma assistência integral ao paciente transplantado, então não adianta a gente fazer o transplante e não ter essa assistência”, pontuou.

Mas ainda de acordo com ele, existe uma precisão de retorno para o próximo ano. “Nós, durante esse tempo estamos procurando alternativas. Nossa esperança e a nossa expectativa é que o Hospital Público comece a fazer o transplante. Então nós temos aqui o Hospital Universitário que está se adequando há um tempo em relação ao Programa de Transplante Renal. O secretário de Saúde do Estado enviou esse mês oficio no sentindo de efetivar uma parceria público/privado. Ele está solicitando que os hospitais informem o que precisa para que o transplante renal volte a acontecer no Estado”, revelou.

Transplantes

Ainda de acordo com o diretor outros transplantes são realizados aqui em Sergipe. “Para transplante de córneas nós temos 187 pessoas, numa espera de um ano e dois meses. Nós temos um banco de olhos aqui no estado e todo hospital ele tem que ter uma comissão intra-hospitalar e os óbitos devem ser informados a comissão de transplante. Em existindo essa comissão funcionando, elas vão conversar com o familiar nesse momento”, explicou.

Benito também salientou que o transplante cardíaco é realizado aqui em Sergipe. “Nós fazemos o transplante cardíaco. O primeiro Hospital do Coração já foi feito. Antigamente era no Hospital Cirurgia e hoje temos um paciente em lista”, detalhou.

Setembro Verde

O II Ciclo de Palestra sobres Doação de òrgãos e Tecidos foi realizada no HU

Na manhã de hoje, 26, foi realizada, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), instituição vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o III Ciclo de Palestras sobre Doação de Órgãos e Tecidos.

O evento marcou o Setembro Verde, mês consagrado para simbolizar a Campanha Nacional para a Doação de Órgãos e Tecidos. “Nós começamos a atividade no Ferreira Costa, dia 9 de setembro. Hoje e amanhã [27] à noite na Universidade Tiradentes teremos o primeiro Fórum dos Pacientes Renais crónicos que é uma conquista da Arcrese, Associação dos Renais Crônicos de Sergipe e no sábado, dia 30, nós teremos a primeira corrida KIDS, com crianças de 3 a 10 anos. Esse evento acontece o Parque da Sementeira e também é uma parceria com a professora Viviane Fernandes, da ONG Doar-SE".

Por Alcione Martins

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais