Sergipe tem 456 casos confirmados e quatro mortes por dengue

O encontro foi realizado no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) na tarde desta quinta-feira, 6.

Em reunião com alguns prefeitos do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) pediu união de forças para combater o crescente aumento do número de casos de dengue confirmados em Sergipe. Segundo Mércia Feitosa, Coordenadora de Vigilância Sanitária da SES, quatro crianças já morreram em virtude de dengue grave e mais dois casos estão sendo investigados pela pasta. O encontro foi realizado no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) na tarde desta quinta-feira, 6.

Mércia Feitosa (à direita) (Foto: Portal Infonet)

“Os dois [casos] que estão em investigação são de duas crianças de 10 anos”, lamenta Mércia Feitosa. Ainda segundo ela, o que também preocupa é o crescente número de casos de dengue que vem sendo confirmados nos municípios. “De 2004 notificações, nós temos 456 casos de dengue confirmados”, relata à Coordenadora.

Mesmo com esses dados preocupantes, Mércia descarta uma epidemia da doença no estado. “A gente não está num nível de epidemia concreta, mas nós temos um impacto muito grande em termos de proporção de casos que são notificados e casos que nós temos confirmados”, diz. Diante desse cenário, ela reforça a importância da atuação coesa das secretarias estaduais de saúde lideradas pelos prefeitos sergipanos. “Nós da SES vamos às ruas. Vamos vestir a camisa e dizer “Dengue Mata!”, informa. “E é importante que os municípios também vistam essa camisa”, completa.

A prefeita de Monte Alegre, Marinez Lino (Foto: Portal Infonet)

A prefeita de Monte Alegre, Marinez Lino, conhecida como Nena de Luciano, explicou que tem estado atuante a fim de contribuir para que o município – um dos que têm maior incidência da doença – possa diminuir consideravelmente. “O município de Monte Alegre está reduzindo aos poucos os casos de dengue. Estamos trabalhando muito para reverter a atual situação da cidade”, explica. Ainda segundo Nena, é preciso trabalhar com a conscientização do povo, indo de casa em casa e verificando de perto se os moradores estão fazendo a sua parte. “Estamos nas ruas, nos interiores e nas casas combatendo à dengue”, acrescenta.

Segundo o prefeito, Arodoaldo Chagas, conhecido como Negão de Carira, O município tem se incomodado bastante com essa questão da dengue (Foto: Portal Infonet)

Outro município que apresenta um grande número de casos de dengue é Carira. Segundo o prefeito, Arodoaldo Chagas, conhecido como Negão de Carira, o município tem se incomodado bastante com essa questão da dengue. “Nós estamos lutando para diminuir a quantidade de focos do mosquito”, diz. Ainda segundo ele, Carira já teve o índice muito alto de infestação do mosquito, no entanto, de acordo com ele, hoje em dia esses números estão diminuindo aos poucos graças ao engajamento da prefeitura no combate à doença. “Nós iremos buscar um somatório de forças a fim de cuidar para que a conscientização da população de Carira possa ser muito eficaz”, relata.

por João Paulo Schneider  e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais