Sergipe mantém o alerta contra a resistência ao HIV

Existem pacientes em Sergipe apresentando resistência do vírus HIV aos medicamentos (foto: Pixabay)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um parecer de alerta a diversos países sobre o aumento da resistência  do vírus HIV aos medicamentos de combate à doença. Segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre IST/AIDS (Unaids), em um comunicado emitido no mesmo dia, o Brasil é citado como um desses países com crescente no caso, aumentando em mil novos casos de 2010 para 2016. Em Sergipe há pacientes com resistência, entretanto de acordo com a Secretária de Estado de Saúde não é um número alarmante.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, jovens entre 15 e 24 anos estão entre os que menos utilizam o preservativo. A não utilização da camisinha é o  maior responsável pelo aumento de pessoas com Aids no país. De 2006 a 2015 essa taxa mais que triplicou entre pessoas de 15 a 19 anos, subindo de 2,4 para 6,9 casos para cada 100 mil habitantes. Já na faixa etária de 20 a 24 anos, a proporção dobrou com 33,1 casos para cada 100 mil habitantes atualmente.

Segundo o coordenador do programa IST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Almir Santana, essa resistência é adquirida geralmente por pessoas que deixam, por algum motivo, de tomar os medicamentos corretamente. "A falta de adesão ao tratamento, consumir bebidas alcóolicas, ou usar drogas nesse período de combate a doença influência no fortalecimento do vírus, tornando-o resistente", explica o médico.

Visita aos municípios

Almir Santana alerta para o uso de preservativos (foto: Arquivo Portal Infonet)

Para conscientizar os jovens sobre a utilização da camisinha, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), busca fazer reuniões frequentes, primeiramente, com os portadores do vírus, para que haja um alerta sobre a maior possibilidade de transmissão do vírus à outras pessoas. "Quando a pessoa é resistente adquiri uma maior possibilidade de transmissão do vírus, então o objetivo das reuniões é reforçar o uso do preservativo, estimulando a prevenção e participação em reuniões frequentes para o combate à proliferação", disse Almir.

O médico Almir Santana explica a importância dessas atividades para a diminuição no número de casos das doenças transmitidas por meio das relações sexuais. "Realizamos palestras educativas com adolescentes nas escolas dos municípios, com o objetivo de alertar sobre a importância da camisinha na relação sexual. Em festas também é comum realizarmos ações, para que os jovens mudem as atitudes atuais e possam viver com mais qualidade, disse.

Ainda segundo o médico, alguns municípios sergipanos, a exemplo de Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana e Campo do Brito, estão com
uma crescente no número de casos registrados. "Não chega a ser alarmante, mas detectamos o crescimento em alguns municípios de Sergipe, então considero importante estarmos atentos e conversarmos com os adolescentes sobre os riscos".

"Quem tem o vírus tem que se preocupar com a prevenção e evitar a relação sem camisinha para não proliferar o HIV. Os que não possuem, vale ressaltar ainda mais a importância da camisinha , pois eles podem se relacionar com algum portador e não ter consciência disso", finalizou o médico.

Concurso

Como forma de alerta e discussão sobre os riscos das infecções sexualmente transmissíveis, o Governo Federal lançou, na última quinta-feira, 20, um concurso que elegerá a nova embalagem de camisinha masculina  que é distribuída gratuitamente nas unidades de saúde de todo o Brasil. As inscrições são feitas pela internet até o dia 11 de setembro e o candidato deverá cursar design gráfico, publicidade, arquitetura ou desenho industrial.

Por Saullo Hipólito
Com supervisão de Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais