Sergipe recebe 13 mil doses da vacina pentavalente

Secretaria de Estado da Saúde recebe 13 mil doses da vacina pentavalente (Foto: SES)

A aplicação da vacina pentavalente em Sergipe deverá ser normalizada nos próximos dias. É que a Secretaria de Estado de Saúde confirmou que recebeu na tarde desta sexta-feira, 10, 13 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a SES, a distribuição para os municípios ocorrerá a partir da próxima segunda-feira, dia 13. A vacina, que é fornecida exclusivamente pelo Ministério da Saúde, estava em falta desde o mês de outubro em todo o país. O problema foi noticiado pelo Portal Infonet.

O déficit no estoque de vacina pentavalente também atingiu outros estados. Segundo o Ministério da Saúde, em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e em análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No mês seguinte, ao solicitar a reposição do produto, não havia disponibilidade imediata no mercado mundial.

Vacina

A vacina pentavalente garante aos bebês proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. A pentavalente é aplicada nas crianças aos dois, quatro e seis meses de idade.

Por Verlane Estácio

Com informações da SES e da Agência Brasil 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais