Sergipe recebe 15 respiradores do MS e deve ampliar leitos de UTI

Ventiladores pulmonares são indispensáveis em UTIs (Foto: Arquivo Agência Sergipe de Notícias)

O Ministério da Saúde encaminhou 15 ventiladores respiratórios para auxiliar no combate a pandemia da Covid-19, em Sergipe. Os aparelhos desembarcaram no aeroporto Santa Maria, em Aracaju, nesta segunda-feira, 25, de acordo com o Governo de Sergipe. Os aparelhos chegam sem custos, já que foram enviados pelo Governo Federal.

Conforme informações do Governo Estadual, com a chegada dos novos equipamentos, até a próxima sexta-feira, 29, será possível expandir o número de leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19, na rede pública de saúde. Atualmente a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de cerca de 90%.

Ventiladores adquiridos via consórcio não chegaram

Sergipe segue aguardando também os 60 ventiladores respiratórios adquiridos através de compra compartilhada junto ao Consórcio Nordeste, formado por todos os estados nordestinos. A previsão era que os equipamentos estivessem no solo sergipano ainda no final de abril, mas até agora não chegaram por aqui. Foram investidos cerca de R$ 10 milhões em recursos estaduais e do Governo Federal pelos produtos, que atualmente estão bastante inflacionados e escassos no mercado. Ainda não se tem atualizações sobre os equipamentos.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais