
Sergipe já contabiliza 60 mortes por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) em 2025. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e referem-se ao período de janeiro até o dia 5 de julho. Do total de óbitos, 13 foram provocados pela Covid-19.
O número é maior do que o registrado em 2024, quando 48 pessoas morreram em decorrência de SRAG, sendo oito delas por Covid-19. A elevação dos casos acende um alerta, sobretudo entre os grupos mais vulneráveis, como crianças pequenas e idosos.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, os casos graves estão concentrados principalmente em pessoas com mais de 60 anos e em crianças com menos de cinco anos, especialmente as com até dois anos e meio de idade.
“A SRAG ainda preocupa, principalmente entre os grupos mais vulneráveis. Observamos uma maior concentração de casos em pessoas acima dos 60 anos e em crianças com menos de cinco anos, especialmente com até dois anos e meio. Além disso, há registro de casos em outras faixas etárias, como adolescentes e adultos. O cenário é agravado pela circulação de diversos vírus respiratórios” explicou.
Além da Covid-19, o cenário epidemiológico inclui a presença de outros agentes causadores, como o vírus sincicial respiratório (VSR), que acomete principalmente as crianças, o vírus influenza (gripe) e infecções bacterianas que podem agravar os quadros respiratórios.
“Atualmente, temos a circulação simultânea de seis tipos de vírus respiratórios. Isso aumenta o risco de infecções sequenciais, mesmo em pessoas vacinadas. É comum, por exemplo, que alguém protegido contra a Covid-19 contraia outro vírus respiratório” completou Marco Aurélio.
A SES reforça a importância da vacinação e da adoção de medidas preventivas, como a higienização das mãos e o uso de máscaras em ambientes com aglomeração, especialmente para quem apresenta sintomas gripais ou pertence aos grupos de risco.
por João Paulo Schneider
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B