Serviço de braquiterapia é retomado no Huse

Governo de Sergipe amplia capacidade de atendimento para braquiterapia no Huse (Foto: arquivo Portal Infonet)

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), traz boa notícia para a população. Foi retomado nesta quinta-feira, 4, o serviço de braquiterapia, uma modalidade de radioterapia, que voltará a beneficiar as pacientes com câncer de colo do útero assistidas pelo Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

O serviço foi suspenso no último mês de outubro por conta da deteriorização de uma sonda, cuja aquisição foi feita através da importação do produto. O prazo de 60 dias, dado para aquisição do material, foi cumprido em 45 dias.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, embora não receba esse número, o Huse tem capacidade para atender 160 pacientes por mês para braquiterapia.

“A sonda, que não é fabricada no Brasil, chegou e já foi instalada. A partir daí o serviço de radioterapia pela modalidade braquiterapia voltou a funcionar no Huse, contemplando a sociedade sergipana com mais uma ação da SES, por conta dos esforços mantidos pelo Governo do Estado em garantir assistência em saúde aos sergipanos”, enfatizou Almeida Lima.

Segundo o diretor operacional da Fundação Hospitalar de Saúde, Marcus Chou, além da nova sonda da braquiterapia, uma sonda reserva também foi adquirida pela SES, a fim de garantir a assistência ininterrupta. “As sondas chegaram ao Brasil há 15 dias e após período de despacho internacional, chegou ontem à Aracaju, quando já foram encaminhadas ao setor de radiologia do Huse. Os testes do novo equipamento já foram feitos pela física médica, que o liberou para uso”, detalhou Chou.

Tratamento

De acordo com a coordenadora do setor de Oncologia do Huse, Meire Jane Feitoza, o hospital manteve suspenso um dos dois tipos de braquiterapia, no caso a de fundo, cujo tratamento é destinado às pacientes que passaram pela retirada do colo do útero.

“Mantivemos as sessões de braquiterapia completa, destinada a pacientes que possuem colo do útero. A braquiterapia de fundo esteve suspensa. Não havia fila de espera e com o conserto da sonda, até a próxima semana cerca de 20 pacientes que tiveram seus nomes agendados já terão realizados a primeira sessão”, detalhou Meire Jane.

A coordenadora explica ainda que, no geral, as pacientes chegam ao Huse encaminhadas por um médico oncologista. Em seguida, obtêm de um médico radioterapeuta da unidade a definição do tratamento a ser feito.

No Huse, as sessões da radioterapia com braquiterapia podem ocorrer pela manhã ou pela tarde e sendo uma por semana, são realizadas com apoio de uma equipe multidisciplinar formada por radioterapeuta, físico médico, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais, a depender da necessidade da paciente.

Braquiterapia

Também conhecida como radioterapia interna a braquiterapia é utilizada normalmente como tratamento eficaz contra o câncer de colo do útero, da próstata, da mama e da pele, podendo também ser utilizada no tratamento de tumores em diversas áreas do corpo.

Um dos aspectos fundamentais da braquiterapia é que a radiação afeta apenas uma área muito localizada junto às fontes de radiação, ficando assim reduzida a exposição de tecidos saudáveis que se encontram mais afastados das fontes de radiação.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais