Servidores relizaram ato em frente ao MPF (Foto: Portal Infonet) |
Com aumento da demanda de segurados e a baixa estrutura para realizar os atendimentos, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe realizaram um ato em frete ao Ministério Público Federal (MPF) para denunciar o que chamam de descaso com o aumento de 35 mil novos segurados sem que haja estrutura necessária. Um relatório foi elaborado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado de Sergipe (Sindiprev) e encaminhado ao órgão.
De acordo com o Coordenador Geral do Sindiprev/SE, Isac Silveira, o maior problema enfrentado pelos servidores é a transferência de 35 mil segurados do defeso que eram do Ministério do Trabalho e para o INSS. “Os servidores não irão comportar a demanda. Além disso, não receberão treinamento para esses novos atendimentos. O Instituto passa por uma desestruturação muito profunda, não há acompanhamentos de dedetização e por isso segurados e servidores correm risco de morte porque animais como ratos e escorpiões já forma encontrados”, denuncia.
Interior
Coordenador Geral do SINDIPREV/SE, Isac Silveira: "Vamos formalizar a denucnai ao MPF" |
No interior a situação é ainda pior, segundo os servidores. No município de estância, por exemplo, o atendimento está mais demorado, já que por conta do defeso, cerca de 4 mil pescadores, buscam atendimento no local. “Além do aumento da demanda, há também a falta de material. Não temos estrutura para atender tanta gente, são cerca de 100 pessoas por dia. O local é insalubre e são poucos servidores”, denuncia o servidor Cleverton Lopes.
Ainda segundo Isac Silveira, os terceirizados estão há dois meses sem salários e sem transporte. “Hoje trouxemos um ofício relatando todos os problemas e esperamos do MPF uma interversão contundente para que resolva esse descaso. Não podemos esperar que um problema maior aconteça contra a vida do servidor e do segurado”, diz.
INSS
A reportagem do Portal Infonet tentou ouvir o órgão, mas sem êxito. O Portal está à disposição através do jornalismo@infonet.com.br ou no telefone 2106-8000.
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B