Servidores do INSS realizam ato e permanecem em greve

Categoria fez um ato com café da manhã (Foto: Portal Infonet)

Servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) continuam em greve por tempo indeterminado iniciada dia 9 de julho. Na manhã desta terça-feira, 28, os trabalhadores realizaram um ato seguido de um café da manhã na porta da agência do INSS situado na avenida Ivo do Prado. O objetivo é esclarecer a sociedade o motivo da greve e informar sobre a falta de negociação com o Governo Federal.

A categoria luta por reajuste salarial de 27,3% e condições de trabalho, devido à falta de negociações por parte do Governo Federal, além de redução da carga horária para 30 horas semanais e realização de concurso público.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência no Estado de Sergipe (Sindiprev/SE), Isaac Silveira, até o momento o governo não apresentou proposta para a categoria.

“O governo já tinha recebido nossa proposta desde ano passado. O governo fala de apresentar proposta, mas não apresenta definitivamente, apenas dialogou da possibilidade da incorporação das gratificações e quer rever o modelo de gestão do INSS, mas efetivamente não apresentou. Diante desse quadro da inexistência de proposta efetiva, os gerentes das agências do INSS de todo Sergipe e também em alguns estados do Brasil decidiram aderir à greve. Então hoje em Sergipe só há um servidor em atividade que é o gerente executivo, os demais entraram na greve”, conta.

Todos os serviços serão reagendados por meio do telefone 135. Os servidores pretendem realizar uma nova assembleia na sexta-feira, dia 31, na sede do Sindiprev.

Governo

O Ministério da Previdência Social informou que no período da greve, “os segurados que possuam agendamento para atendimento em uma Agência da Previdência Social (APS) e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores terão sua data de atendimento remarcada. O reagendamento será realizado pela própria APS e o segurado poderá confirmar a nova data ligando para a Central 135 no dia seguinte à data originalmente marcada para o atendimento. O INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, para se evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados”.

E ainda que “O Ministério da Previdência Social e o INSS têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos”.

Por Aisla Vasconcelos

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