Servidores fizeram ato na porta do HU (Fotos: Portal Infonet) |
Técnicos administrativos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram um ato na manhã desta quinta-feira, 30, na entrada de acesso ao Hospital Universitário (HU). Como forma de protesto, os servidores bloquearam por cerca de 2h, a entrada de veículos ao HU, sendo autorizada apenas a liberação de portadores de necessidades especiais e gestantes. A categoria está em greve desde o dia 28 de maio.
Com faixas e o auxílio de um carro de som, membros do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos da Universidade Federal de Sergipe (Sintufs) cobraram por melhorias na unidade.
De acordo com uma das representantes do movimento, Poliana Palmeira, os servidores não são contra o trabalhador, mas em defesa de uma saúde pública de qualidade. “Estamos no movimento em defesa da saúde pública de qualidade e para chamar atenção para os problemas. Não queremos a empresa Ebserh e pedimos que a UFS volte a administrar o HU, queremos uma gestão democrática que dialogue com o trabalhador e que priorize a assistência porque o HU sempre foi um hospital de referência, mas hoje estão com as obras paradas. A gente não é contra o trabalhador, mas contra a forma de administrar os hospitais universitários. Já existe um documento que foi entregue no STF com as irregularidades da Ebserh”, afirma.
Categoria bloqueou o acesso ao HU por meio de veículos |
A reivindicação da categoria é pela saída da Ebserh na gestão do HU, manutenção de todos os trabalhadores contratados, abertura de concurso público, melhorias nas condições de trabalho e a conclusão de obras paradas.
Segundo a categoria, por conta da greve dos servidores, estão sendo realizados apenas cirurgias e exames de pacientes que já estão internados na unidade hospitalar.
UFS
Por meio de nota, a assessoria de comunicação do HU encaminhou nota ao Portal.
"O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) reprova qualquer ação que venha a prejudicar a sociedade, a exemplo do bloqueio do acesso de veículos ao Hospital.
A instituição aproveita ainda para informar que no último dia 6 de julho houve uma reunião – intermediada pelo Ministério Público Federal – entre os movimentos sindicais envolvidos nas manifestações, a Superintendência do HU-UFS e a Reitoria da UFS.
Na oportunidade, o HU e a UFS ouviram os movimentos, analisaram as reivindicações e já houve acordo e encaminhamento para todos os pontos".
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B