SES alerta para os riscos do câncer de pele durante o verão

A descoberta precoce do câncer de pele permite um tratamento mais simples e aumenta em até 90% as chances de cura

Campanha ‘Dezembro Laranja’ reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce (Foto: Felipe Goettenauer)

A chegada do verão, estação mais quente do ano, reforça a atenção para os riscos da exposição excessiva ao sol e aos raios ultravioletas, principal fator de risco para o câncer de pele. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

O câncer de pele ocorre devido ao crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e pode ser classificado em não melanoma, mais frequente e menos agressivo, e o melanoma, considerado o tipo mais grave, com maior risco de se espalhar para outros órgãos. No país, a doença representa 30% dos tumores malignos registrados.

Para a dermatologista Lana Luiza Cruz, do setor de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), a descoberta precoce da doença permite um tratamento mais simples e aumenta em até 90% as chances de cura. “A pele, por ser um órgão exposto, possibilita a identificação de lesões suspeitas logo após o seu aparecimento. O diagnóstico tardio, especialmente no caso do melanoma, pode exigir tratamentos muito mais invasivos e reduzir as chances de cura”, reforçou.

Cuidados preventivos

A prevenção do câncer de pele está diretamente ligada à proteção contra a radiação ultravioleta (UV), principal causa da doença. Durante o período de altas temperaturas, alguns cuidados são essenciais para manter a pele saudável e reduzir os riscos.“O uso de protetor solar deve ser diário, mesmo em dias nublados. É importante proteger os lábios e as orelhas e evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, quando a radiação UVB é mais intensa”, orientou a médica.

A dermatologista também reforça o uso de chapéus, óculos de sol com proteção UV e roupas com tecido de proteção solar fator 50. “É preciso estar atento às crianças, pois a queimadura solar na infância aumenta o risco de câncer na vida adulta”, acrescentou Lana Luiza Cruz.

Sinais de alerta

A campanha nacional ‘Dezembro Laranja’ de conscientização sobre a doença, uma das mais incidentes no Brasil, lembra que prevenir é sempre o melhor caminho e que adotar medidas no dia a dia são fundamentais para proteger a saúde da pele. Portanto, a identificação precoce de alterações suspeitas, como feridas que não cicatrizam em até quatro semanas, lesões que crescem rapidamente ou sangram com facilidade devem ser avaliadas por um dermatologista.

De acordo com a especialista, a Regra do ABCDE é um método simples e eficaz, criado por dermatologistas, que ajuda na autoavaliação e na identificação de sinais suspeitos de câncer de pele, especialmente o melanoma, o tipo mais agressivo. “Cada letra tem um significado e indica um sinal de alerta, sendo Assimetria, Bordas, Cor, Diâmetro e Evolução. Essa ferramenta permite reconhecer características suspeitas em pintas ou lesões e ajuda a saber o momento certo de procurar um médico”, destacou Lana Luiza Cruz.

Fonte: Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais