SES apresenta planejamento do Novembro Azul

Cânceres ocupam o 3º lugar entre as causas de mortes de homens em SE (Foto: divulgação)

Na manhã desta quarta-feira, 04, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou, durante a reunião do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE), a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem, abrindo oficialmente as ações do Novembro Azul. O movimento teve origem em 2003, na Austrália, para que diversas instituições de todo o mundo organizasse diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Segundo indicadores de mortalidade do sexo masculino, baseado no Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM), em Sergipe, as principais causas de morte do homem sergipano, na faixa etária dos 20 aos 59 anos, são: em primeiro lugar, as causas externas (homicídios e acidentes de moto); em segundo lugar, as doenças do aparelho circulatório (infarto agudo do miocárdio, doenças cerebrovasculares, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças hipertensivas, provenientes da pressão alta não controlada.

“Os cânceres, ou neoplasias, ocupam o terceiro lugar em causa de morte no nosso Estado, segundo o Ministério da Saúde. Em 2014, na faixa etária dos 20 aos 59 anos, tivemos em Sergipe 22 mortes por câncer de pulmão, 19 por câncer de estômago, 17 por câncer de fígado, 17 por câncer de esôfago, 15 por câncer de laringe, 09 por câncer de cólon, 08 por leucemias e 07 por câncer de próstata”, destacou João Lima Júnior, diretor de Atenção Integral à Saúde da SES.

De acordo com o diretor, a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem tem como foco a importância da prevenção e promoção em saúde. Segundo ele, as doenças prevalentes que levam à mortalidade da população masculina são  evitáveis através de hábitos saudáveis ao longo da vida e a constante prevenção.

“Entre os homens de 20 a 59 anos, as causas externas chamam a atenção por representar as principais razões de mortalidade nesta faixa etária. Essa teoria vem sendo incluída no debate da saúde pública, ao longo dos últimos anos, com mais veemência e propriedade, a exemplo da Campanha “Motociclista Vivo” do Governo do Estado de Sergipe. A hipertensão arterial é o principal fator de risco para a mortalidade no mundo e a terceira causa mais importante de incapacidade”, ressaltou João Lima Júnior destacando que, “a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que pelo menos 50% das doenças do coração e 75% dos acidentes vasculares cerebrais são devidos à hipertensão arterial. A prevalência da hipertensão é alta em adultos e cresce com o aumento da idade, sendo a doença mais frequente entre as pessoas idosas”.

Com informações da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais