O menino de sete anos, que havia morrido neste último final de semana no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, teve a causa da morte confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo a pasta, a criança morreu vítima de uma dengue grave. Após um processo de investigação da SES, que traçou o perfil clínico-epidemiológico, constatou-se que o menino tinha um estágio alto da doença, mas que não chegou a ser hemorrágica. A criança era natural de Feira Nova, sertão sergipano.
Segundo Mércia Feitosa, Coordenadora de Vigilância Sanitária da SES, o perfil clínico-epidemiológico consiste em mapear a localidade na qual a criança estava inserida a fim de descobrir se há ou não muita incidência de dengue. “Em casos assim, só há dois meios de descobrir a causa da morte. Uma é por exames laboratoriais e a outra é usando esse método investigativo”, relata.
Mércia informa ainda que após ter sido levantado a suspeita de morte por dengue, começou na cidade de Feira Nova, um processo de se intensificar ações a fim de prevenir o aparecimento da doença. “Antes mesmo de começar o processo de investigação, eu pedi que na localidade em que a criança morava fosse feito um trabalho ainda maior de conscientização”, afirma.
por João Paulo Schneider e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B