SES promete transplante de rins para o próximo ano

Mais uma vez prazo é esticado para atender renais crônicos (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda não encontrou solução para a realização de transplantes para atender à demanda de pacientes renais crônicos em Sergipe. No início do ano, o Governo do Estado anunciou que a situação seria regularizada em seis meses, inclusive com convênio com um hospital público federal. Mas a situação permanece inalterada e os renais crônicos continuam dependentes de atendimento em outros Estados porque Sergipe ainda não está realizando os transplantes.

Em nota enviada ao Portal Infonet, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde informou que o serviço só deve estar disponível no próximo ano a realização de transplantes não é uma ação de efetivação rápida e informa que os hospitais que se dispuseram a realizar este tipo de prestação de serviço ainda não estão habilitados junto ao Ministério da Saúde. “Habilitar uma nova unidade junto ao MS [Ministério da Saúde] leva em torno de seis meses caso a unidade atenda todos os requisitos inerentes à habilitação como preconiza o MS, considerando toda situação de vigilância em saúde e segurança do paciente”, destaca a nota.

A Secretaria informa que dois hospitais que se colocaram disponíveis ainda não estão adequados para a realização dos transplantes. “Todos com pendencias de itens para serem habilitados e em tramite de conformidade”, diz a nota. “Além da questão habilitação de uma unidade hospitalar, a situação de assistência aos transplantados exige que seja construída uma linha de cuidado que vai de pré-transplante, transplante e pós-transplante”, ressalta.

A Secretaria informa que continua trabalhando para consolidar o ambulatório de acompanhamento dos pré e pós transplantados e em negociação com laboratórios para realização de exames específicos. Segundo a SES, poucos laboratórios realizam estes tipos de exames. Conforme a nota, a SES também está trabalhando para padronizar o estoque regulador para assistência aos transplantados, por se tratar de um dos pontos que precisa ser tratado para consolidar a linha de cuidado.  Na nota, a assessoria assegura que a Secretaria de Estado de Saúde está trabalhado com o objetivo de realizar os transplantes renais em Sergipe, esperando alcançar esta meta no próximo ano.

Por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais