SES realiza oficina e roda de conversa sobre IST/Aids em Brejo Grande

A oficina é destinada a profissionais de Saúde (Foto: SES)

Com objetivo dialogar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com profissionais, adolescentes, empresas e os diversos setores, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa IST/Aids, realiza ações constantes nos municípios sergipanos.

Desta vez, a convite das Secretaria Municipal de Saúde de Brejo Grande, viabilizou nesta quarta-feira, 28, oficina destinada a profissionais de Saúde, assim como roda de conversa para estudantes do Colégio Estadual Dr. Luiz García e Escola Municipal José Moacir Mendonça.

A oficina foi direcionada a médicos odontólogos enfermeiros, agentes comunitárias de saúde e agentes de endemias. De acordo com o gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana, na ocasião destacou a importância de conceitos básicos para entender onde o HIV está concentrado.

“A reunião foi bastante proveitosa, falamos sobre sexualidade, assunto que deve ser compreendido pelo profissional de saúde. Além disso, conversamos sobre os conceitos de População Chave (usuários drogas, profissionais do sexo) e População Prioritária (que tem dificuldade de acesso ao serviço como os quilombolas, índios, caminhoneiros), destacando que epidemia do HIV é concentrada em populações chaves. Com isso, ajudei os profissionais a identificar essas populações em Brejo Grande, isso é essencial na para focar nas ações de prevenções. Ficamos de retornar para algumas ações específicas junto a população quilombola do povoado Brejão”, disse.

Já à tarde o encontro foi com estudantes. Para chamar a atenção dos jovens Almir Santana contou que realiza as rodas de conversa com uma linguagem jovem. “ No período da tarde estive com estudantes das escolas, uma municipal e outra estadual.  Na roda de conversa trouxe uma linguagem diferenciada sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez na adolescência, assuntos essenciais que fazem com que eles tirem dúvidas abertamente”, conta.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais