SES retoma exames para diagnosticar grau de leucemia

0
A empresa vencedora da licitação é a Flow (Foto: Bruno César)

Como anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram retomados na manhã desta terça-feira, 9, na sala de procedimentos do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), os exames de citogenética e imunofenotipagem, necessários para diagnosticar e definir prognósticos, bem como a conduta terapêutica de pacientes portadores de doenças oncohematológicas como a leucemia.

No primeiro dia de retorno dos exames, cinco pacientes adultos fizeram a coleta da amostra e dois pacientes infantis já estão agendados para a próxima quinta-feira, 11. A empresa vencedora da licitação é a Flow, com sede no Espírito Santo. Serão realizados uma média mensal de 40 exames de citogenética e 60 de imunofenotipagem para atender os pacientes.

De acordo com a oncologista pediátrica do Huse, Peróla Barros, no paciente adulto, os exames são realizados nos dias de terça e quarta, já para o paciente infantil, os exames são nos dias de segunda e quinta. Ainda no caso de crianças, o médico colhe a amostra com o paciente sedado. A coleta do material é aspirado da medula óssea e os resultados dos exames ficam prontos em cerca de 72 horas.

Fonte: SES
Comentários