Trabalhadores da Rede Estadual da Saúde discutem na manhã desta terça-feira, 10, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a temática do suicídio em ambiente de trabalho. A ação faz parte de um hall de discussões ligadas ao “Setembro Amarelo”, mês alusivo à prevenção do suicídio.
O coordenador do projeto “Servidor Zen”, do Núcleo de Atenção ao Trabalhador (NAT), Glaudenilson Silva, aponta o ato desta terça como uma parte importante do eixo de debates em torno da campanha. “Estamos tratando hoje do suicídio dentro do ambiente de trabalho e temos como proposta essencial instrumentalizar os gestores no sentido da identificação dos aspectos que podem chamar a atenção em relação ao trabalhador que esteja no processo de adoecimento”, explica Glaudenilson.
Para ele, o projeto Setembro Amarelo tem ganhado maior notoriedade em 2019, o que pode provocar uma mudança na maneira como o tema suicídio é tratado. “Há uma manutenção de tabus sobre o tema, mas acredito que as ações que estão sendo executadas esse ano, com essa intensidade, têm contribuído bastante para que a população se aproprie melhor do tema e entenda que falar de suicídio não provoca algum e13stímulo ao ato. Muito pelo contrário, a intenção de falar sobre suicídio é de prevenir para que a população saiba como acessar a ajuda necessária”, pontua o coordenador.
Além do debate inicial, o evento contará ainda com uma oficina cujo intuito é o de auxiliar os gestores da Rede Estadual da Saúde a identificar sinais de alerta apresentado pelos trabalhadores.
por Daniel Rezende
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B