Setembro Amarelo: servidores debatem suicídio no ambiente de trabalho

Discussão sobre o suicídio na Secretaria da Saúde (Foto: Portal Infonet)

Trabalhadores da Rede Estadual da Saúde discutem na manhã desta terça-feira, 10, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a temática do suicídio em ambiente de trabalho. A ação faz parte de um hall de discussões ligadas ao “Setembro Amarelo”, mês alusivo à prevenção do suicídio.

O coordenador do projeto “Servidor Zen”, do Núcleo de Atenção ao Trabalhador (NAT), Glaudenilson Silva, aponta o ato desta terça como uma parte importante do eixo de debates em torno da campanha. “Estamos tratando hoje do suicídio dentro do ambiente de trabalho e temos como proposta essencial instrumentalizar os gestores no sentido da identificação dos aspectos que podem chamar a atenção em relação ao trabalhador que esteja no processo de adoecimento”, explica Glaudenilson.

Coordenador do projeto “Servidor Zen”, do Núcleo de Atenção ao Trabalhador (NAT), Glaudenilson Silva. (Foto: Portal Infonet)

Para ele, o projeto Setembro Amarelo tem ganhado maior notoriedade em 2019, o que pode provocar uma mudança na maneira como o tema suicídio é tratado. “Há uma manutenção de tabus sobre o tema, mas acredito que as ações que estão sendo executadas esse ano, com essa intensidade, têm contribuído bastante para que a população se aproprie melhor do tema e entenda que falar de suicídio não provoca algum e13stímulo ao ato. Muito pelo contrário, a intenção de falar sobre suicídio é de prevenir para que a população saiba como acessar a ajuda necessária”, pontua o coordenador.

Além do debate inicial, o evento contará ainda com uma oficina cujo intuito é o de auxiliar os gestores da Rede Estadual da Saúde a identificar sinais de alerta apresentado pelos trabalhadores.

por Daniel Rezende

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais