Mari Dias diz que, mais de sete crianças podem ser curadas com o diagnóstico precoce (Foto: Portal Infonet) |
Setembro é mês de conscientização e alerta para o câncer infanto-juvenil. A campanha se estende por todo o mês e visa sensibilizar a sociedade quanto aos sinais da doença nessa faixa etária. O movimento é realizado pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc).
De acordo com a assistente social do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Mari Dias, a cada dez crianças com câncer, entre 7 e 8 podem ser curadas, mas chama atenção os sinais, por serem facilmente confundidos com doenças comuns.
“Muitos fatores influenciam na cura, como o tipo de tumor, a resposta ao tratamento, mas um fator extremamente importante é o diagnóstico precoce, porque o tempo que se espera do primeiro sinal até o levantamento do diagnóstico é bastante precioso para se ter uma resposta positiva ao tratamento”, diz. E garante: “Quanto mais cedo o câncer for descoberto, maior a possibilidade de cura”, certifica.
Foto Divulgação/GAACC |
Porém, é preciso estar atento aos sinais: dores nos ossos, vômitos acompanhados de dores de cabeça, manchas roxas nos olhos, palidez e perda de peso em crianças e adolescentes podem ser sinais de câncer. Amplie a figura ao lado e conheça os principais sintomas.
A assistente social informa que, no Brasil, a cada 10 crianças com câncer, entre 7 e 8 podem ser curadas. Porém, a questão vai muito além do diagnóstico “Isso envolve, principalmente, a questão das políticas públicas. É preciso que todas as unidades ofereçam todos os itens, desde os básicos como seringas até o acompanhamento psicossocial”, explica. Dias aproveitou a oportunidade para cobrar o Hospital do Câncer em Sergipe. “Será muito importante ter um centro especializado no tratamento do câncer”, ressalta.
Seinfra
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria e Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), a terraplanagem do local já foi feita e a construção está em processo licitatório.
Por Jéssica França
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B