Setembro Verde no HU visa conscientizar sobre doação de órgãos

Acontece nesta quarta, 19, o IV Ciclo de Palestras sobre Doação de Órgãos e Tecidos (Foto: HU/Ebserh)

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) – filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – realiza nesta quarta, 19, o IV Ciclo de Palestras sobre Doação de Órgãos e Tecidos. O evento integra a programação do Setembro Verde no HU-UFS, mês que simboliza a Campanha Nacional para a Doação de Órgãos e Tecidos.

Nesta quarta, profissionais de saúde, estudantes e o público em geral estão reunidos em palestras com profissionais renomados, a exemplo do palestrante e presidente da Cihdott do HU-UFS, cirurgião Antônio Júnior.

“É extremamente importante trazer esse assunto à tona, especialmente em um hospital-escola que é um ponto de excelência na medicina em Sergipe. Temos que capitanear esse movimento em favor da doação, formar opiniões, sensibilizar profissionais de saúde e famílias para divulgar a informação correta e tentar aumentar o número de doações”, declara.

De acordo com ele, que falou sobre Manutenção do Potencial Doador de Múltiplos Órgãos, Sergipe ainda esbarra na falta de conscientização por parte das famílias. “A conscientização é um grande desafio. Hoje temos uma negativa familiar muito alta, é preciso instruir a população e conscientizá-la. Essas atividades realizadas pelo HU são mais uma forma de ter agentes multiplicadores desse tema”, diz o médico.

Ele aponta que o principal motivo para a não efetivação da doação de órgãos e tecidos ainda é a recusa familiar. “É extremamente importante que, uma vez diagnosticada a morte encefálica do potencial doador, a família manifeste a vontade de doar o órgão. Caso isso não aconteça, infelizmente, várias pessoas que estão na lista esperando por um transplante podem morrer”, complementou o médico.

Aspectos legais

O tema Aspectos Éticos e Legais da Doação de Órgãos e Tecidos foi abordado pelo palestrante Benito Fernandez, coordenador da Central de Transplantes de Sergipe. “A doação de órgãos é legal, é ética. Começamos com o diagnóstico da morte encefálica e, posteriormente, o acolhimento da família. É preciso instrumentalizar, tanto o profissional de saúde quanto a família do doador, deixando-a segura sobre todo o processo de doação de órgãos”, reforça.

Em sua palestra, Benito destacou o novo protocolo para diagnóstico da morte encefálica. “A nova resolução 2173 do Conselho Federal de Medicina diminuiu o tempo entre os exames para diagnóstico de morte encefálica, além de estabelecer que as famílias precisam ser comunicadas o quanto antes sobre a suspeita de morte encefálica, devendo haver também maior agilidade no processo de diagnóstico. É preciso lembrar sempre que a doação de órgãos pode significar a possibilidade de vida para outras pessoas”, informa.

Atualmente, Sergipe tem 189 pessoas cadastradas aguardando por um transplante, sendo 188 de córnea e uma de coração. “Em 2018 já foram realizados 161 transplantes de córnea no estado, que hoje só consegue realizar, com a devida habilitação, transplantes de córnea e de coração, por isso que o cadastro só inclui essas duas opções”, explica o coordenador da Central de Transplantes de Sergipe.

Continuidade

A programação do IV Ciclo de Palestras sobre Doação de Órgãos e Tecidos foi aberta pelo Coral Vozes do HU, formado por trabalhadores do hospital. Houve ainda as palestras Novo Protocolo para Diagnóstico de Morte Encefálica, com o médico cirurgião do HU-UFS Yhokenn Karlo e Assistência de Enfermagem ao Potencial Doador de Órgãos, com o enfermeiro da Nefrologia e da Cihdott do HU-UFS, Luciano Viana.

A programação do Setembro Verde no HU-UFS continua na próxima semana. Confira:

Dia 24 de setembro

Manhã e tarde: atividades educativas sobre Doação de Órgãos

Local: Ambulatório e Prédio Hospitalar (HU-UFS)

 

Dia 25 de setembro

Manhã e tarde: Apresentação do Grupo Doutolhaços – Projeto Bom Dia

Local: Ambulatório (HU-UFS)

 

Dia 26 de setembro

Manhã e tarde: atividades educativas sobre Doação de Órgãos

Local: Ambulatório e Prédio Hospitalar (HU-UFS)

 

Dia 27 de setembro

Manhã e tarde: Apresentação do Grupo Doutolhaços – Projeto Bom Dia

Local: Ambulatório (HU-UFS)

 

Dia 28 de setembro

Manhã e tarde: atividades educativas sobre Doação de Órgãos

Local: Ambulatório e Prédio Hospitalar (HU-UFS)

Sobre a Ebserh

Desde 2013, o HU-UFS faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais, sendo responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 Fonte: Hospital Universitário de Sergipe – EBSERH

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais