Setor de pescado passa por fiscalização da Covisa

Setor de pescado movimentado durante o período da Semana Santa (Fotos: Portal Infonet)

O setor de pescado do Mercado Municipal Albano Fraco passou por uma fiscalização na manhã desta quarta-feira, 27. A iniciativa foi da equipe da Coordenação de Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa) e teve o objetivo de inspecionar os pontos de venda e distribuição do produto mais vendido durante a Semana Santa.

Na semana passada, técnicos da Covisa se reuniram com vendedores e feirantes e passaram as principais orientações sanitárias na limpeza, venda e conservação dos peixes. Durante a fiscalização de hoje, foram analisados pelos fiscais desde as condições de armazenamento até a exposição para consumo.

A gerente de Alimentos da Covisa, Nazaré Aragão, diz que gostou da iniciativa dos vendedores. “Na última semana visitamos 150 bancas e durante a inspeção, percebemos que alguns vendedores não estavam adequados as normas da vigilância. Foi dado a eles um prazo de 30 dias para se adequarem, mas ao retornar aqui hoje, percebo que muitos já estão cumprindo com o que foi pedido, a exemplo da utilização de luvas, touca e a não mexer com o dinheiro no momento em que está pegando no pescado”, garante.

Produtos à venda no mercado

A professora Edmária Porto Silva disse ser de grande importância essa fiscalização para o consumidor. “Acho muito importante a fiscalização para que a população possa levar um produto de qualidade para casa. Os peixes estão bonitos, mas com o preço um pouco salgado”, afirma a consumidora.

De acordo com o médico veterinário da vigilância, Juliano Pereira, o papel da vigilância é a educação. “A punição é uma consequência. Os consumidores tem que encontrar um produto com qualidade sanitária, limpos e refrigerados”, afirma.

Os vendedores apoiaram a iniciativa e reforçaram o pedido para que essa fiscalização seja feita durante todo o ano. “É uma pena que eles aparecem aqui só durante a semana santa. Isso tem, que ser feito durante todo o ano, mas gostei da iniciativa”, afirma a vendedora Elba Menezes dos Santos.

Dicas na hora da comprar do pescado

Seguem as dicas contidas na cartilha da Covisa, orientando os consumidores na hora de comprar o pescado que será consumido durante esse período.

Peixe Inteiro

Elba Menezes diz que a fiscalização deveria ser durante todo o ano

Os olhos devem estar inteiros, brilhantes e salientes. Não comprar peixes com os olhos opacos, secos ou murchos; O corpo deve estar firme, liso e rígido, sem machucados, a pele brilhante, úmida e com as escamas intactas.

Peixe em Postas

Para avaliar se as postas estão frescas, verifique o cheiro e a textura: deve ter cheiro fresco e uma aparência úmida, firme e elástica, não ressecada.

Camarão

Deve ser mantidos sob-refrigeração, cabeça aderente ao corpo, casca firme e presa, corpo rijo. Os cozidos devem ser firmes e ter cor brilhante. Os camarões crus devem também ser firmes, com casca acinzentada e brilhante. Evite comprar camarões com manchas pretas, pois não estarão frescos.

Lagosta e caranguejo

Equipe da Vigilância Sanitária

Se comprá-los vivos, escolha um que esteja bem ativo e pesado em relação ao seu tamanho. Se optar por comprá-los mortos, verifique se a casca está inteira e as garras intactas. O cheiro deve ser fresco sem ser forte.

Ostras

As cascas devem estar perfeitas e totalmente fechadas, quando bater nas cascas, deve emitir um som de algo sólido.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais