Sindicalistas querem cancelamento do concurso do HU

Sindicalistas querem cancelamento do concurso do HU (Fotos: Portal Infonet)

Eles querem ainda a revogação do contrato firmado entre Ebserh e HU

Ato ocorreu na manhã desta sexta-feira, 14, no Hospital Universitário

O presidente do Sintufs, Lucas Gama

A sexta-feira, 14, foi marcada por protestos na porta do Hospital Universitário (HU), no bairro Sanatório, na zona Norte de Aracaju. Sindicalistas reivindicaram a revogação do contrato firmado em outubro do ano passado entre UFS e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), atual gestora do Hospital Universitário (HU), além do cancelamento do concurso público da Ebserh.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativo da UFS (Sintufs), Lucas Gama, a contratação da empresa ocorreu de forma ilegal, já que o sindicato não participou das negociações. “Não houve um debate prévio com a comunidade acadêmica. O acordo foi assinado de forma unilateral sem um diálogo o que é uma obrigação estatutária”, denuncia.

Ainda de acordo com o presidente do Sintufs, a contratação da empresa gerará uma série de prejuízos a comunidade acadêmica. “Haverá bastante competição entre os profissionais estatutários e celetistas que vivem no meio fio da navalha do desemprego. Além disso, tememos que a empresa opte em cobrar pelo serviço, já que ela segue o modelo adotado pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS), que faz isso, destina uma parte da empresa pelo convênio particular e outra pelo Serviço Único de Saúde (SUS)”, disse.

A qualidade do atendimento médico prestado a população também está entre as pautas de discussões do movimento. “O atendimento hoje ele dura em média de 20 a 30 minutos. Com a contratação da empresa, acreditamos que este tempo seja reduzido para 10 minutos, já que a empresa irá querer bater a sua meta de produtividade”.

Lucas Gama diz ainda a forma como será feita a interação entre os professores da universidade e a gestão do hospital. “Acreditamos que com a privatização, os universitários saiam no prejuízo que isso pode levar a um menos campo para pesquisa, além da perda da autonomia das temáticas abordadas em campo”.

UFS

A chefe da Assessoria de Comunicação da UFS, Messiluce Hansen, encaminhou nota ao Portal Infonet. "A Universidade Federal de Sergipe esclarece que ao contrário do que vem sendo divulgado, o contrato firmado entre a UFS e a EBSERH para a gestão do Hospital Universitário não implicará na privatização do HU. A EBSERH é uma empresa pública ligada ao Ministério da Educação, criada para viabilizar e modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. A Lei de criação da EBSERH e o contrato firmado com a UFS prevê a manutenção do apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por isso o HU continuará atuando como um campo de ensino e prática educacional na área da saúde, mantendo inclusive o atendimento à população unicamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). Também informamos que o concurso público para o preenchimento de 1.214 vagas no Hospital Universitário de Sergipe está mantido. As provas acontecerão normalmente no dia 16 de março, não havendo até o momento nenhuma decisão jurídica em contrário", esclarece a nota.

Por Leonardo Dias e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais