Adilson Ferreira (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Na manhã desta quarta-feira, 21, o presidente do sindicato dos condutores do Samu, Adilson Ferreira, afirmou que a categoria permanece reivindicando da Secretaria de Estado da Saúde (SES) o pagamento da segunda parcela do 13ª salário. “Inclusive fomos convidados pela secretária da saúde para uma reunião onde vamos colocar não somente a questão do pagamento como também o fechamento das bases do Samu”, fala o sindicalista que aponta o prejuízo com o fechamento das bases.
“É um prejuízo muito grande para a população o fechamento dessas bases, municípios como Riachuelo e Carira e Canindé do São Francisco que só funciona em apenas um dia. Neste final de semana tive que sair de Nossa Senhora do Socorro para atender uma ocorrência de acidente em Canindé”, ressalta.
13° salário
Sobre o 13º salário, por meio de nota a informação é que “A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) informa que o Tribunal Regional do Trabalho concedeu liminar favorável a este órgão no mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), acerca do pagamento do 13° salário. O Tribunal entendeu os fundamentos alegados pela FHS, a exemplo da grave crise econômica e financeira enfrentada pelo Estado. Com a decisão, o TRT suspendeu a tutela antecipada que obrigava a FHS a pagar o 13° até a data de hoje, terça-feira, dia 20 de dezembro. Os servidores podem contratar na íntegra a segunda parcela junto ao seu banco, via cash, internet ou, ainda, realizar a contratação na própria agência bancária”, explica.
Fechamento de bases
Por meio de nota a assessoria de comunicação explica que "A superintendência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) informa que a Base do município de Riachuelo não está fechada. Ela foi realocada para a Base de Nossa Senhora do Socorro, por questões de segurança para as equipes do SAMU. No município de Carira a Base permanece aberta, desde a sua inauguração, com equipe e viatura (Unidade de Suporte Básico – USB). Essa Base foi recentemente beneficiada com reforma estrutural e aquisição de mobiliários. Desde a sua inauguração, a Base de Canindé do São Francisco também permanece aberta, com equipe e viaturas (Unidade de Suporte Avançado e Unidade de Suporte Básico). Existe, porém, dificuldade de contratação em Recursos Humanos (médico). Esse fato, no entanto, não caracteriza desassistência em virtude da Regional mais próxima (Nossa Senhora da Glória) ou outras regionais serem acionadas para o atendimento que se fizer necessário às Urgências e Emergências. O Samu 192 Sergipe salienta, ainda, que a Regional de Canindé, pela distância entre ela e Aracaju, é a que mais tem se beneficiado com a utilização do equipamento de Saúde Aeromédico", esclarece a nota publicada na íntegra.
* A matéria foi alterada às 15h53 para acréscimo da nota do Samu
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B