Sindimed protocola ACP (Foto: Ascom Sindimed) |
O Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) protocolou na manhã desta terça-feira, 11, no Fórum Gumercindo Bessa, a Ação Civil Pública contra as Organizações Sociais (OS). O registro foi feito na 18ª Vara Cível, comandada pela juíza Elvira Almeida. A classe médica entende que a lei municipal não estabelece critérios para os contratos, assim como também coloca em risco os bens públicos, que são impenhoráveis.
De acordo com o presidente do Sindimed, João Augusto, na Ação a classe mostra as três vertentes que colocam em dúvida e aplicação das OS´S. “A gente mostra a lei orgânica do Município, a própria Lei Federal e o fim do concursos. Em São Paulo já existem as OS´s, mas ela ainda está em estudo para ver se ficou mais barata, já que eles alegam que os custos reduzem”, entende.
João Augusto explica ainda, que a categoria possui vários indícios que os levam a ser contra a criação das OS´s. “Esse projeto não trará benefícios estruturais baseado nos local que já vivem essa experiência. Já sabemos que em Salvador, por exemplo, a maternidade que foi visitada pela prefeitura está enfrentando problemas judiciais no Ministério do Trabalho, pois os médicos de lá estão sem receber salários e sem carteira de trabalho assinada. Tudo consequência das Organizações Sociais. Após uma palestra dada pela Secretaria Municipal da Saúde, a qual participou um promotor de justiça do estado de São Paulo, constatamos que a OS não é a solução. O Promotor de justiça mostrou os dois lados e fortaleceu ainda mais os nossos pensamentos”, disse João Augusto.
Em outra oportunidade, mas sobre o mesmo assunto, a Secretaria Municipal da Saúde informou que informou que os gestores vão aguardar os resultados práticos da implantação das Organizações Sociais. A assessoria informou ainda, que a prefeitura não enxerga ilegalidade neste novo modelo de gestão, que já está implantado em outros estados brasileiros.
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B