Manifestações do Sintasa continuam (Foto: Portal Infonet) |
O Sindicato dos Trabalhadores da Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) realizou mais um ato em frente ao Hospital Urgência de Sergipe (Huse). Segundo o Sintasa, o elevador e a falta de medicamentos continua no setor da Oncologia. O problema também foi comprovado na visita de deputados estaduais nesta semana no Huse.
De acordo com o presidente do Sintasa, Augusto Couto, os pacientes do setor da Oncologia continuam reclamando da falta de medicamento. “O elevador não está funcionando e os usuários estão reclamando da falta de medicamento. Além disso, faltando máscaras que são utilizadas pelos funcionários durante as secções de quimioterapia”, afirma.
A mobilização dos servidores é também pela aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV). Segundo Augusto, o Sintasa se reuniu com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) no dia 17 de abril, mas não houve avanço nas negociações.
Presidente do Sintasa aponta problemas no setor de oncologia |
“Durante reunião apresentamos o plano de carreira e a Seplag ficou de enviar o projeto ao governador para que fosse avaliado. A Seplag apontou durante reunião que o estado está em limite prudencial. Só queremos que o Governo seja honesto conosco e informe se o projeto vai ser aprovado ou não”, explica Augusto Couto.
SES
Ás 14h34 a Secretarias de Estado da Saúde (SES) encaminhou nota ao Portal Infonet onde diz que a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e de Articulação Política e Relações Institucionais, reuniram-se no último dia 17 de abril, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde em Sergipe (Sintasa) para ouvir as solicitações e conhecer as expectativas da categoria quanto ao PCCV.
"Para a secretária de Estado da Saúde, Joélia Santos, essas reuniões diretas são fundamentais para que os laços entre Governo e servidores da Saúde sejam cada vez mais fortalecidos. Segundo ela, esse momento é de grande importância porque a SES está recebendo cada sindicato para estreitar o diálogo, apresentar as condições do Governo e mostrar o interesse em comum no sentido de avançar com as negociações. “Queremos sinalizar o avanço dentro do que é possível. Estamos finalizando o primeiro quadrimestre de 2013, apresentamos ao Sintasa a realidade do ponto de vista de arrecadação e receita garantida, para que possamos avaliar a margem de aumento, além do reajuste linear do servidor como um todo. O plano tem uma proposta da sua conclusão e implantação até 2014. Há também a questão do pagamento do retroativo em decorrência do Plano de Emprego e Remuneração (PER) trabalhado nas Fundações”, explica. Joélia Santos avaliou a reunião com a Seplag e o Sintasa como positiva. “O Governo quer dar uma solução para os trabalhadores e o secretário Jeferson Passos se disponibilizou para, juntos, discutirmos, ouvirmos, avaliarmos as condições, para depois retomar o processo de negociação no sentido de propor uma solução definitiva”, pontua. Para o secretário de Planejamento, Jeferson Passos, retomar o diálogo com as categorias voltadas à saúde foi de grande importância já que o Estado tem interesse e compromisso em solucionar as tratativas com os trabalhadores. “O Governo quer atender às solicitações dos trabalhadores. Estamos fazendo um grande esforço para superar todas as expectativas das categorias e, de forma clara, apresentar a realidade do Estado. Ouvimos os representantes do Sintasa, apresentamos as nossas propostas, estudaremos todas as questões e nos reuniremos em um segundo momento, no mês de maio, para que possamos sinalizar uma negociação. O Governo coloca-se à disposição para dar continuidade a todo o processo”, afirma o secretário", diz a nota que foi encaminhada pela ascom da SES e publicada na íntegra.
* A matéria foi alterada às 14h38 para acréscimo da nota da SES
Por Adriana Freitas e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B