Cortejo e bazar deram início ao evento (Fotos: Arquivo Portal Infonet) |
Um cortejo no centro da cidade na tarde desta segunda-feira, 14, deu início às comemorações da Semana Nacional da Luta Antimanicomial, data celebrada no dia 18 de maio. Realizado pela Rede de Atenção Psicossocial (REAPS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o evento pretende divulgar os serviços de saúde mental, debater sobre a loucura e desmitificá-la enquanto algo incapacitante.
A coordenadora da rede de atenção psicossocial da SMS, Karine Cunha, explica que o evento faz parte do movimento engajado em uma luta pela reforma psiquiátrica. “Profissionais, usuários com transtorno mental e seus familiares terão oportunidade de divulgar e lutar pela implantação de uma nova lógica de cuidados com os pacientes. Agimos no sentido de garantir um tratamento baseado na política de inclusão, onde os pacientes têm o direito conviver socialmente. Algo que é distante da realidade nos manicômios”, conta.
Coordenadora do REAPS, Karine Cunha |
Segundo a coordenadora, os pacientes atendidos pela rede municipal dispõem de estruturas de seis Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e quatro residências terapêuticas. “Também contamos com a Urgência Psiquiátrica que funciona no Hospital São José e ainda outras seis Unidades de Saúde com referência em saúde mental. Estes locais são fundamentais no processo de assistência dos pacientes. Somos referência nacional no atendimento e lutamos para que as pessoas com transtornos mentais não sejam afastadas do vínculo social e familiar”, destaca.
Atendimento
Apresentações artísticas e um bazar também marcaram a comemoração. Entre os produtos expostos, artesanato, camisetas, bijuterias e diversos outros artigos produzidos pelos pacientes em oficinas terapêuticas ofertadas nos CAPS. Entre as oficinas oferecidas estão tapeçaria, biscuit, reciclagem, bijuteria, costura, arranjos florais, pintura em tecido, teatro e serigrafia.
Gildenes Nascimento é filha de uma paciente atendida pelos CAPS |
A pedagoga Gildenes Nascimento filha de uma senhora que utiliza o serviço do CAPS há 10 anos aprova a ideia do evento. “Assim como eu, é preciso que outras pessoas conheçam os serviços oferecidos pela prefeitura. Além de tratar os pacientes de uma forma mais humana, estes centros evitam a acumulação nos manicômios. Sem falar nas oficinas e atividades que distraem os usuários e confortam familiares”, comenta.
Programação
Dia 17/5 – Oficinas
Local: Centro de Criatividades
9 h – Penteado Afro / Reciclagem / Sachês Perfumados
10h30 – Chaveiros / Tiaras e Potes / Feltro
12h – Apresentações (poesias, músicas, etc)
14 h – Atividade Física / Patchwork / Artesanato Hippie / Cangas e Sabonetes
15h30 – Customização de Caixas / Penteado Afro
Dia 18/5 – Seminário
Local: Centro de Criatividades
8h – Mesa de abertura
Mesa: Saúde Mental e Arte na Rede de Atenção Psicossocial de Aracaju
Apresentação de trabalhos científicos
14h – Apresentações Artísticas:
Grupo da Melhor Idade
Vida de Arthur Bispo – Caps Liberdade
Grupo Superação – Caps Arthur
Por Verlane Estácio e Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B