(Foto: Ascom SMS) |
Durante esta terça-feira, dia 11, e a próxima quinta-feira, dia 13, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju oferta a I Oficina sobre Plantas Medicinais. Da ação, cerca de 15 servidores das Unidades de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza (Conjunto Sol Nascente), Eunice Barbosa (Bairro Coqueiral) e Geraldo Magela (Conjunto Orlando Dantas) participam de aulas teóricas no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) situado no bairro Ponto Novo. Para realização da oficina, o Núcleo de Projetos Inovadores (NUPRIN) da SMS conta com a parceria do Curso de Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit).
Da parceria entre SMS e Unit, a professora e coordenadora do Curso de Farmácia da Unit, Ana Paula Belizário, ministra as aulas no CEPS. Ela acredita que a sensibilização dos profissionais da Saúde em Aracaju para a possibilidade do uso terapêutico das plantas medicinais é um passo importante para Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju.
“Estudar as plantas medicinais também é valorizar um conhecimento popular já reconhecido pela ciência como valioso. Nos vegetais e nas plantas podemos encontrar um conjunto de substancias químicas capazes desenvolver ações benéficas para saúde e para o corpo. Com a oficina, estamos sensibilizando e preparando os profissionais das Unidades de Saúde da Família para possibilidade de explorar esse potencial das plantas medicinais e compartilhar o beneficio nas comunidades e áreas de atuação”, explica Ana Paula Belizário. Ela também é especializada em fitoterápia, homeopatia além de plantas medicinais.
Práticas Integrativas e Complementares
O coordenador do Nuprin, Murilo Andrade, explica que a oficina é uma das ações visam alinhar a atuação do município de Aracaju com a portaria nº 971, de 3 de maio de 2006 do Ministério da Saúde. A portaria aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde.
“Por meio do Nuprin buscamos a implantação das de práticas Integrativas e complementares no SUS Aracaju. Neste ano de 2012, já trabalhamos temas como a terapia comunitária, a massoterapia e as práticas corporais. Agora estimulamos também o uso das plantas medicinais como mais uma ferramenta de prevenção e promoção da saúde”, afirma o coordenador.
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B